[email protected]
http://www.patriciatenorio.com.br
Em mais uma escala por este nosso passeio pelos universos da vida e da ficção de alguns dos principais escritores brasileiros, desembarcamos agora no mundo das ideias férteis e da genialidade de Graciliano Ramos. O autor de “Vidas secas”, considerado um dos mais potentes livros já escritos no Brasil, é dono de uma habilidade rara com o manejo das palavras e domina a arte da narrativa com maestria.
Nesta aula, fazemos um paralelo entre a escrita de Graciliano, a pintura de Cândido Portinari e conceitos filosóficos de Jean Paul Sartre e identificamos pontos de contato entre eles.
Obs: Patricia Gonçalves Tenório (Recife/PE, 1969) escreve prosa e poesia desde 2004. Dezesseis livros, cinco no prelo, com premiações no Brasil e no exterior, entre elas Primo Premio Assoluto por A menina do olho verde (em outubro, 2017), pela Accademia Internazionale Il Convivio, Itália), e Prêmio Marly Mota (2013) da União Brasileira dos Escritores – RJ pelo conjunto da obra. Mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutora em Escrita Criativa (PUCRS), ministrante dos Estudos em Escrita Criativa desde 2016 e organizadora das coletâneas Sobre a escrita criativa I (2017), II (2018) e III (prelo, 2020). Contatos: [email protected], www.patriciatenorio.com.br
Vídeo enviado pela autora