Estamos às vésperas de mais uma festa de Natal. Foi em Belém que se ouviu, pela primeira vez, o anúncio da Boa Notícia, que se tornaria símbolo da própria mensagem do Salvador.
De fato, assim falaram os anjos aos pastores que estavam nos arredores de Belém: “Eis que vos anuncio uma Boa Notícia, que será alegria para todo o povo: em Belém nasceu-vos um Salvador, que é o Cristo, o Senhor”.
Esta “Boa notícia” que começou a se concretizar no nascimento de Jesus, o Filho de Maria, foi depois se direcionando para tudo o que significava a presença, a atuação e as palavras de Jesus.
O “evangelho”, palavra grega que contém o significado de “boa notícia”, personificou a mensagem de Cristo, transmitida por seu testemunho, suas palavras e suas ações.
Assim, a “boa notícia” de Belém se tornou a densa mensagem da vida inteira de Cristo.
Do mesmo modo, a celebração do Natal, que inicia com a alegria de festejar o nascimento do Salvador, precisa também se concretizar na acolhida da inteira mensagem que Jesus nos deixou por sua vida, morte e ressurreição.
O Natal nos convoca para revivermos o inteiro Evangelho de Cristo! Assim ele se torna autêntico e eficaz.
Assim, a alegria do nascimento do Salvador nos anima a reencontrar as verdadeiras alegrias que estão presentes em cada episódio do Evangelho de Cristo, que somos chamados a reviver em todo o ano, à semelhança das alegrias que a celebração do Natal nos proporciona.
Bom Natal para todos! 20 dezembro, 2016
Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.