Rômulo Vieira 1 de maio de 2020

Meu Senhor, quantas vezes eu fiquei incrédulo de tua proteção, principalmente quando achava que estava só, nessa caminhada difícil chamada VIDA. Mas hoje, vivendo esses dias tão conturbados e percebendo a angústia, o medo, o sofrimento, a dor de tantas pessoas, nesses dias de caos promovidos pelo Coronavirus-19, percebo como tens sido maravilhoso comigo e sem muito questionamentos tenho certeza de que sempre estivestes comigo, senão eu não estaria onde estou.

Como duvidar de tua proteção Meu Senhor, nesse mundo tão atribulado que vivemos hoje: tenho uma casa, um lar, uma família, estou saudável. Tenho minhas refeições diariamente, apenas com uma insignificante preocupação de solicitar a alguém, algum supermercado, farmácia, hortifrutos, dentre outros e a preocupação de higienizar os produtos quando chegam em casa.

Como eu fui tão ingrato convosco Meu Senhor, quantas vezes te questionava por que me deixavas “sofrer” assim?  Que sofrimento? Apenas, na maioria das vezes, falta de compreensão, “cabeça dura”, falta de solidariedade, falta de disposição ao próximo. Que sofrimento, que nada, informações para que eu evoluísse, amadurecesse, me dedicasse a algo produtivo, daí as dúvidas, questionamentos, incompreensões, não acomodação do Senhor no meu coração. Perdoa-me Meu Senhor!

Quantos realmente sofrem hoje, por nosso abandono, por nossa falta de responsabilidade, pela canalhice dos que querem “faturar” com essa crise pandêmica. Tantos procurando levar vantagens, quantos utilizando politicamente esses momentos, querendo parecer salvadores, querendo demonstrar que estão preocupados com a saúde do povo. Meu Senhor há quantos anos vivemos a desgraça na saúde no país? Será que esses oportunistas não sabiam da crise que sempre vivemos na saúde? Por que não faziam nada? Por que não pensaram em hospitais de campanha? Por que não respeitaram os pacientes e os anjos de atendimento de nossa rede de saúde? Precisava o Coronavírus-19 apresentar-lhes essa situação? Não, não acredito!

Talvez se tivessem a responsabilidade de atender ao clamor dos que realmente “fazem” a saúde de nosso país, talvez não estivéssemos vivendo esse caos hoje na saúde.

No momento das construções dos maravilhosos estádios no Brasil o nosso sistema de saúde estava sem problemas? Não se reclamava das filas, da falta de atendimento, das mortes ocorridas no país todo, por doenças que muitas vezes poderiam ter sido  evitadas apenas com um simples vermífugo? Tínhamos profissionais suficientemente nos hospitais? Tínhamos medicamentos em abundância para atender aqueles que tanto necessitavam de socorro? Tínhamos equipamentos de proteção individual para os heróis da frente de combate às enfermidades? Simplesmente: Tínhamos vergonha na cara? Não, não tínhamos nada disso. Tínhamos apenas um sonho: realizar a maior copa do mundo de todos os tempos e um sonho ainda maior sermos hexa campeões.

Por que nossos dirigentes não viam a situação miserável que a nossa saúde pública se encontrava?  Será porque tinham suas empresas que enriquecem cada vez mais com a saúde debilitada da população? Denúncias e mais denúncias foram realizadas, demonstrando a precariedade da saúde. Mas  os responsáveis por isso poderiam usar suas empresas  ou planos de saúde. E o povo carente que continuasse à mingua, nas filas, chegando altas horas da noite para marcar uma consulta no outro dia para ser atendido em   meses posteriormente. E os que chegavam em estado de urgência? Poderiam morrer? Infelizmente e não entravam nem em estatísticas. Aí surgiu o Coronavírus-19 e tudo mudou? Será?

Esse vírus não faz distinção de nada e mesmo aqueles que possuem planos de saúde, correm o mesmo risco de quem não tem atendimento privilegiado, por falta de estrutura para atender a todos. Precisou chegar essa praga, como as pragas do Egito, para que os “Faraós”  da atualidade acordassem, percebessem que o Nosso Senhor mandou a mesma mensagem por Moisés. Deem a liberdade ao povo, deixem de explorá-lo, de escravizá-lo, de utilizá-lo  para o bem de vocês mesmos.  Ouçam os gritos de Moisés, que são proclamados todos os dias pelos humildes, pelos carentes, pelos doentes, pelos miseráveis, pelos necessitados de quase tudo. Ouçam, pelo amor de Deus.

Mas que tristeza Meu Senhor,  mesmo sob essa crise, parece que não entenderam nada. Perceberam sim que eram um momento oportuno, para alguns para faturarem financeiramente, para outros para faturarem politicamente, enquanto muitos querem apenas aparecer nas mídias como “preocupados” com a saúde. Nunca vi tanto “especialistas” em coronavírus – é só olhar as redes sociais.  Alguns “salvadores” realizando atividades surpreendentes para “minimizar” a pandemia. Fico com algumas dúvidas:  então o caos antes na saúde não existia, ou esses “salvadores” não estavam preocupados até então?

Não quero minimizar a pandemia desse vírus desgraçado. Ações emergenciais, sem dúvida, precisam ser realizadas e percebemos, claramente, alguns com determinações que nos convencem, realmente procurando solucionar, ou pelo menos, contribuir para mitigação dessa doença. Gostaríamos de aplaudir esses benfeitores. Mas me magoa muito ver oportunistas com máscaras, não aquelas protetoras ao vírus, mas com aquelas máscaras que escondem os canalhas que querem ver o país na desgraça, não só em termos sanitários, mas num verdadeiro caos que  afunde cada vez mais o país. Lastimável, esses comportamentos.

A culpa do que vivemos hoje é da copa? Na minha modesta opinião,  claro que não. Temos culpa pela falta de compromisso com  a nação, falta de responsabilidade em eleger nossos representantes, falta de assumirmos posturas que sejam benéficas para a coletividade. Falta de cobrança dos nossos direitos, falta de conhecimento -sendo enganado facilmente por espertalhões, falta de educação (mas para essa existe muito interesse que a mesma permaneça). Por quanto tempo esta situação permanecerá? Salvai-nos Senhor!

O Coronavírus-19 trouxe-nos uma outra grande oportunidade. Talvez, após  essa pandemia, os “Faraós” passem a conhecer a ciência e os cientistas brasileiros. Observe-se a grande contribuição que os pesquisadores estão dando para entender e resolver  esse gravíssimo problema que enfrentamos na saúde. Estão trabalhando seriamente associados  à vários pesquisadores mundiais. Mas não eram considerados e muitas vezes nem respeitados.  Será que que isto também será melhorado? Salvai-nos senhor!

Meu Senhor, mais uma vez quero lhe agradecer por estares sempre comigo e me permitir esses momentos de reflexão, lembrando-me que sem vossas bençãos eu não sou absolutamente nada. Salvai-nos Senhor!

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]