[email protected]
domsebastiaoarmandogameleira.com
- . Sabemos que a Bíblia tem de ser lida em íntima relação com a nossa vida de cada dia, pois Deus é vivo e está presente hoje ao nosso lado nos iluminando com o seu Espírito Santo. O Espírito Santo nos ajuda a conhecer sempre mais a palavra de Jesus e a vontade de nosso Pai. É isto o que nos diz Jesus em Jo 14,15-21; 14,23-26. Jesus diz claramente que não se trata apenas de recordar Suas palavras ditas antigamente, mas de ter a Sua Palavra hoje, porque Deus está conosco hoje e o seu Espírito nos conduz a perceber agora a Verdade de Deus, o seu Caminho no qual caminhamos com Jesus.
2. O livro da Bíblia guarda para nós o testemunho da caminhada das pessoas e do povo antigo que nos precederam na fé e por isso são modelo e guia para nós. A Bíblia serve para nos ensinar e nos formar para sabermos como é que se escuta Deus e como se segue a Sua vontade. É como uma escola para a gente aprender o caminho dos propósitos de Deus. É o que nos ensina o apóstolo Paulo: 2Tm 3,14-16. Até os exemplos negativos que a Bíblia nos traz estão aí para nos guiar e prevenir: Hebr 4,11 (depois que fala de um fato de desobediência do povo a Deus).
3. Para isso é preciso que a leitura da Bíblia seja uma leitura fiel e obediente ao texto. Cada pessoa não pode enxergar o que quer e inventar a mensagem que deseja. É por isso que tem tanta confusão de interpretação da Bíblia. Cada qual quer arrastar brasa para sua sardinha. Para evitar isso é preciso estudar os textos, estudar a história daquele povo que escreveu esses textos, ver com atenção o que eles querem realmente dizer. Não se pode ler o que se quer achar… É o que nos ensina também o apóstolo Pedro em sua carta: 2 Pd 3,14-18; 1,19—2,3.
4. Cada pessoa é chamado(a) por Deus a examinar as Escrituras no silêncio consigo mesmo(a), no segredo de sua relação com Deus (cf. Mt 6, 5-6), ler, com atenção, estudar e escutar Deus. É muito importante reservar um tempo em casa cada dia para fazer a leitura e os estudos das Escrituras. Mas a mente de cada pessoa é sempre limitada. A leitura pessoal deve ser sempre completada pela leitura em comunidade. Esta é a melhor leitura, pois o livro da Bíblia foi feito pela comunidade e só uma verdadeira comunidade pode compreendê-lo bem. Além disso, o Espírito Santo, nós o recebemos na medida em que participamos da família de Deus que é a comunidade de Jesus, a Igreja. Isto é assim porque cada membro do Corpo é alimentado pela seiva que está fazendo crescer e está dando saúde ao corpo. Ora, a seiva é o Espírito Santo, e nós só recebemos o Espírito de Jesus se estamos inseridos(as) no Seu Corpo que é a comunidade. A leitura pessoal é incompleta e pode até ser muito perigosa, pois pode nos levar para os desvios de que fala São Pedro: “fábulas, falsidades, falsas profecias…
5. A Bíblia, porém, nos leva ainda mais adiante, nos ensina qual é o propósito de Deus para todo o mundo, para toda a sociedade humana, para a vida das pessoas e de todos os povos. Por isso a leitura da Bíblia não pode ser fechada apenas na comunidade. Temos de ler a Bíblia com o nosso olhar voltado para a sociedade, para os problemas e as necessidades do mundo. Olhar as necessidades de nossos vizinhos de nossa rua, de nosso bairro, de nossa cidade, de nosso país, do mundo. Se somos filhos e filhas de Deus, se temos o Espírito de Deus, temos de ter em nós os olhos de Deus e o coração de Deus, para estar interessados(as) em tudo o que diz respeito à vida das pessoas. Se o mundo é a grande casa de Deus criador, é a nossa casa também. A casa da nossa família é só um pequeno cômodo desta casa bem maior que é a terra inteira. A leitura da Bíblia tem de ser feita com os olhos nos problemas e nas necessidades do povo todo, do povo de perto de os e do povo de longe de nós, pois somos todos e todas uma só família de Deus em toda a terra…
6. Assim, a leitura da Bíblia tem de ser:
— Obediente ao Texto que nos revela o propósito divino;
— Intensamente pessoal, envolvendo a própria experiência de vida, com coração, mente e projetos de ação
— Em Comunidade, com escuta, diálogo e participação;
— Com os olhos voltados para a sociedade, sem ficar fechado(a) na comunidade da Igreja, com projetos coletivos de transformação do mundo.
7. Para isso é preciso que a gente tenha três atitudes fundamentais que são as colunas de nossa vida de pessoas convertidas a Cristo. Nos ambientes da Leitura Popular e Comunitária da Bíblia, particularmente no Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, costumamos sempre nos lembrar destas atitudes:
MÍSTICA: fidelidade a Deus, vivendo do Seu mesmo Espírito, assimilando o Seu jeito de ser. Para isso é muito importante nossa vida de oracão e de meditação e de exame de nossos comportamentos.
SOLIDARIEDADE: temos de formar uma só família. Só assim somos realmente comunidade. Temos de ter atenção umas pessoas às outras, co – mo irmãos e irmãs, e olhar em volta e enxergar as pessoas e grupos necessitados;
JUSTIÇA : temos de ter o mesmo desejo de Deus em relação à vida do povo, de todos os povos. Todos os profetas e as profetisas da Bíblia nos dizem que esse é o maior desejo de Deus em relação à vida da humanidade na terra.
Por isso, para a Bíblia o pecado contra a justiça, a fome, a opressão, a humilhação das pessoas, a corrupção que arranca o pão de tanta gente, tudo isso – é o pior pecado, pois é a profanação da imagem de Deus que está nas pessoas, é idolatria, é preferir adorar outros deuses..
Essas três atitudes têm de estar entrelaçadas. Uma tem de andar com as outras duas. Sem a solidariedade e a justiça a gente não pode ser fiel ao Deus verdadeiro, cai na idolatria e na falsa mística, tem uma piedade, alienada. Sem a mística e a justiça a solidariedade vira só ajuda imediata, alívio passageiro, que engana as pessoas e não ajuda a descobrir as causas mais profundas de suas necessidades e de seus sofrimentos. Sem a mística e a solidariedade a luta pela justiça fica somente uma luta dura, sem coração. Fica só uma luta política que quer mudar o mundo, mas já não presta mais atenção às pessoas concretas. Degenera em luta pelo poder… É preciso ter sempre juntas a mística, a solidariedade e a justiça como atitudes fundamentais para que a leitura da Bíblia seja correta e nos leve a perceber realmente qual é a vontade de Deus em nossa vida hoje.
Vamos buscar cultivar essas três atitudes e orar para pedir a Deus que as torne sempre mais profundas em nós: MÍSTICA, SOLIDARIEDADE e JUSTIÇA, como as três colunas de nossa espiritualidade, de tal forma que possamos ler a Bíblia como ato profundo de nossas pessoas, mas também em comunidade e com os olhos voltados para a situação do povo na sociedade e em todos os povos.
Escola Bíblica – Alto do Moura, Caruaru, PE, Setembro, 2015
Obs: O Autor é Bispo Emérito da Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB….
É Teólogo e Biblista
Assessor do CEBI, de lideranças de Comunidades Eclesiais de Base e de Escolas de Fé e Política
Imagem enviada pelo autor