IRRELEVANTE A PREOCUPAÇÃO SOBRE O USO DO LATIM NAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS E ESPECIALMENTE NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, TENDO EM VISTA QUE, A “SACROSANCTUM CONCILIUM” (CONSTITUIÇÃO SOBRE A SAGRADA LITURGIA), PROMULGADA PELO CONCÍLIO VATICANO II, PARA A REFORMA LITÚRGICA DA IGREJA, APRESENTA EM TODO O SEU TEXTO, COMO RECOMENDAÇÃO BÁSICA, A IMPLEMENTAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA, CONSCIENTE E FRUTUOSA DOS FIÉIS NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, OBVIAMENTE, TENDO COMO INSTRUMENTO O USO DO VERNÁCULO, NA LITURGIA.
TAL RECOMENDAÇÃO É EVIDENCIADA DE FORMA OBJETIVA, ATRAVÉS DAS 36 VEZES EM QUE APARECE NO TEXTO DA “SACROSANCTUM CONCILIUM” A NECESSIDADE DESSA PARTICIPAÇÃO VIVA E EFETIVA DOS FIÉIS NAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS DA IGREJA.
PARA ALÉM DISSO, AS DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008 – 2010, É QUE DEVERÁO SER A GRANDE PREOCUPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA EM NOSSO PAÍS, ONDE A REALIDADE TEMPORAL DO POVO É MARCADA POR PROFUNDA CARÊNCIA TANTO MATERIAL QUANTO ESPIRITUAL, A EXIGIR UM MAIOR ENGAJAMENTO DA IGREJA NA SUA MISSÃO EVANGELIZADORA.
VALE OBSERVAR QUE NAS IMPORTANTES DIRETRIZES, ACIMA REFERIDAS, NÃO HÁ A MAIS DIMINUTA MENÇÃO A ESSA PRETENSÃO DEMONSTRADA POR ALGUNS ADEPTOS DO RETROCESSO, AO RETORNO DO LATIM, NEM HÁ REFERÊNCIA DE EFICÁCIA OU DE NECESSIDADE DO LATIM NO ATUAL PROGRAMA DE EVANGELIZAÇÃO, PRECONIZADO PELA IGREJA DO BRASIL NES MENCIONADAS DIRETRIZES.
PORTANTO, ESSAS FIRULAS SAUDOSISTAS EM RELAÇÃO À VOLTA DO LATIM ÀS CELEBRAÇÕES, NÃO PASSAM DE VELEIDADES INÓCUAS QUE EM NADA AJUDARÃO O POVO DE DEUS EM SUA CAMINHADA NO SEGUIMENTO DE JESUS, EM DIREÇÃO AO REINO.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]