www.diocesedejales.org.br

O ano litúrgico se conclui com o Domingo de Cristo Rei, que acabamos de celebrar. O novo ano começa com o primeiro domingo do Advento, que ainda não chegou.

Assim, esta semana se apresenta como de transição. Já concluímos um ano, ainda não começamos o outro. Temos uma semana para fazer a passagem!

Aliás, nesta época do ano são diversos os apelos que nos alertam para estarmos atentos para o final das coisas, e assim ficarmos mais prevenidos diante do que nos aguarda pela frente.

A liturgia, neste tempo, insiste nas passagens que falam do fim dos tempos. O ano litúrgico se conclui com mais de um mês de antecedência em relação ao ano civil, que só termina no final de dezembro. E quando começa o advento, a liturgia continua insistindo na vinda final de Cristo.

Com para dizer: fiquem atentos, não se apeguem demais ao presente, ergam a cabeça para enxergar melhor o rumo a seguir, olhem um pouco mais longe, para terem uma visão de conjunto que nos ajude a discernir entre o principal e o secundário.

Ao mesmo tempo, esta semana, que se apresenta como de transição entre um ano litúrgico e outro, não fica à toa, não! Como sempre, os dias da semana são vividos à luz do último domingo, e na expectativa do próximo. A festa de Cristo Rei nos sugere de sermos, ao mesmo tempo, cidadãos do mundo e cidadãos do Reino. Esta nossa vocação de cristãos!  20.12.2016

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]