Já na sala de espera, dei uma conferida nas muitas páginas que compunham os muitos resultados de exames de sangue, principalmente. Como leigo, pude constatar que havia poucas alterações, mas essas poucas eram suficientes para me deixar bem alerta com minha companheira tipo II (Diabetes).
E só para aguçar ainda mais minha preocupação, à minha frente na fila de espera estava um Sr, sem alguns dedos do pé esquerdo, resultado dos descuidos com a doença silenciosa que não admite excessos alimentares, bem como o uso abusivo ou moderado de bebida alcoólica. Então já foi o suficiente para me deixar bem apreensivo.
Chegada a minha vez, feitas as apresentações corriqueiras desses momentos de pura apreensão, o médico pegou meu prontuário, exames e já foi pontuando o que estava bom e o que precisava de cuidados urgentes, e só para aumentar o desespero de um paciente impaciente, ele usou como exemplo de quem se descuida do controle pragmático da Diabetes aquele velho Sr, sem parte de seu corpo já todo amputado para conter os efeitos devastadores da nefasta doença.
Mas em seguida me dirigiu palavras de incentivo e conselhos de quem quer somente o melhor para que seus pacientes possam viver até os cem anos de idade, mesmo que para isso seja necessário inúmeras restrições alimentares e um pouco de esforço físico e mental.
Me perguntou por fim se eu teria disposição para largar a vida sedentária e começar a fazer pelo menos umas caminhadas diárias. Respondi que sim, porém o tempo disponível é sempre um problema. Ele, mais enfático, disse que quem quer vida longa precisa ter disciplina e encontrar tempo para cuidar da saúde e me fez a sugestão de eu conhecer uma Personal Trainer, que só pela descrição devia ser uma deusa do olimpo disposta a me ajudar, desde que eu pagasse pelos seus serviços, a me habituar a rotina de exercícios físicos. Mas quando ele mencionou o horário de trabalho dela, Cinco horas da manhã, resolvi dizer não.
Então é isso…Se você quer vida longa, comece a cuidar da saúde, pois “nem só de pão vive o homem”…Pode inclusive ser carne, porém sem excesso de gordura…kkkkkkkkkkkkkk
Obs: O autor é Professor da Rede Pública Municipal de Santarém.
Graduado Pleno em Pedagogia pela UFPA. Técnico em Educação na Rede Estadual. Especialista em Ciências Sociais para o Ensino Médio e autor do livro – Brinquedo: Contos e Poesias