Quem já acompanha as nossas postagens sabe que estou me recuperando de uma grave enfermidade a qual deixou-me acamado por quase um mês e afastado do que mais gosto e de boa parte daqueles de quem mais gosto, e nesse tempo aprendi como é importante sabermos tirar de cada experiência um aprendizado positivo, e é sobre isso que gostaria de falar hoje. Mais uma vez compartilhar com cada um que lê esse texto não os sofrimentos mas as maravilhas de minha experiência, vamos lá então:

O que você consegue ver ao vislumbrar a natureza?

Variedade e riqueza! Por exemplo entre os grandes felinos encontramos: Leões, Tigres, Panteras, Leopardos, Onças etc.

E a variedade de peixes, essa sim é imensa, já que vida nos oceanos é riquíssima.

Mas já parou para pensar que na natureza não há brigas ou conflitos, e o principal é que ninguém nunca verá um leão brigando com um tigre, simplesmente por ele ser tigre (assim como o homem faz).

A chamada “luta de classes” surgiu também de uma chaga social, filha do homem, a chamada hipocrisia. A hipocrisia nasceu da necessidade que o ser humano tinha de mostrar tolerância à diferença (que é própria na natureza) que ele não conseguia suportar e muito menos conviver.

Como assim? O homem não suporta, não aceita que exista no mundo variedade e diferença?

E onde está o amor ao próximo que tantos pregam (inclusive eu mesmo)?

Ao chegar nesse ponto alguém pode fazer a seguinte afirmação: “Tá, tudo bem, eu sou praticante de Aikido, mas eu não sigo a Bíblia!”

Aí eu respondo: “Mas eu não estou falando da Bíblia e sim do Aikido!” Afinal de contas não é ele conhecido como “A Arte da Paz”?

Estou de pleno acordo com isso, o problema está no fato de que boa parte dos praticantes não sentem isso em seus corações e portanto não há como aplicar em suas vidas, mesmo porque há uma diferença imensa entre “ser e parecer” .

Ainda essa semana postei uma citação de Constantin Stanislavski, que diz o seguinte: “Ame a arte em si mesmo, não a si mesmo na arte”, vou dar alguns exemplos de como isso se aplica a cada Aikidoísta:

Se você não suporta que as pessoas pensem diferente de você e por isso se afasta delas ou as afasta de você, tenha certeza abosoluta, VOCÊ NÃO PRATICA AIKIDO;

Se você não consegue acreditar que exista vida inteligente no Aikido além da sua própria mente, VOCÊ NÃO PRATICA AIKIDO;

Se você chega a conclusão que tem mais facilidade em enxergar o lado ruim do que o lado bom de cada pessoa, é porque VOCÊ NÃO PRATICA AIKIDO;

Quando você chega a conclusão que vale a pena jogar fora anos de convivência, amizade, experiências e principalmente GRATIDÃO, simplesmente por que você não consegue aceitar que o outro pense diferente de você então, não tenha a mínima dúvida que VOCÊ NÃO PRATICA AIKIDO;

Quando conseguimos entender que é a “ARTE QUE NOS UNE” e não nós mesmos, temos a obrigação de concluir que se alguém, “em nome da arte”, faz todas essas coisas que narrei acima, ela precisa aprender a vencer dentro de si mesma, principalmente duas de muitas chagas, o orgulho e a hipocrisia.

Sabe de uma coisa, a cada dia busco não desviar-me do caminho da Arte da Paz, mas o máximo que posso fazer é ensinar às pessoas sobre Gratidão, Sinceridade, Amizade, Fidelidade, União e principalmente Amor, mas se elas preferem o caminho da ingratidão, hipocrisia, inimizade, infidelidade, desunião e desprezo ao amor, aí… Isso é lá com elas!!!!!

Ame e ensine a Amar!!!!!

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]