Todos nós buscamos o sucesso. Para alguns, ele é alcançado quando se obtém reconhecimento, quando se torna famoso pelo que se alcançou. Para outros, o sucesso está no acúmulo de bens e riquezas, ou seja, em se tornar apto a comprar qualquer coisa que se deseje. Este é sem dúvida o conceito de sucesso aos olhos da sociedade atual, mas qual é o verdadeiro conceito de sucesso à luz da Palavra de Deus?
Sobre esse assunto, certa vez eu li uma frase de Mike Bickle que me chamou bastante à atenção e que eu creio representa muito bem o conceito cristão de sucesso. Ela diz assim:
Sucesso não é crescer em fama, finanças ou influência. É crescer em amor, pureza e humildade.
Para o cristão, ou seja, para aquele que tem a vida de Jesus Cristo como referência para viver a sua própria vida, o conceito de sucesso é bem diferente do conceito que tem a nossa sociedade atual.
No livro de Provérbios, a Palavra de Deus nos diz:
A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida. (Provérbios 22:4)
Jesus é o nosso exemplo de humildade e sucesso. Ele era Deus, fez-se humano e morreu numa cruz para nos salvar. Ele cumpriu a Lei e colocou em prática o plano de redenção da humanidade. O plano de Deus por meio de Jesus foi bem sucedido. Ele ressuscitou e hoje vive. E porque ele vive, assim também vivemos e nem a morte pode nos separar do imenso amor de Deus por nós.
Não se trata de perseguir a fama e se tornar uma pessoa famosa, mas de perseguir a vontade de Deus e fazer o nome do Senhor famoso.
Não se trata de ser rico para usufruir de riquezas, embora Deus supra todas as nossas necessidades (Filipenses 4:19) e nos abençoe com o “mais que suficiente” (Êxodo 36:5). Trata-se de saber que somos abençoados para abençoar, para fazer a vontade de Deus e ser canal de sua benção na vida de outras pessoas.
O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. (Provérbios 11:25)
Deus nos supre com o “mais do que suficiente” para que não andemos ansiosos com coisa alguma (Mateus 6:31-33; Lucas 12:29-31), para que estejamos prontos para fazer a vontade de Deus. Ao crer que a provisão vem do Senhor, andamos livres para fazer qualquer coisa que Deus nos requeira fazer sem olhar para homens ou circunstâncias, pois conhecemos quem é a nossa fonte.
O cristão alcança o sucesso quando ele anda em amor (Mateus 22:36-40), sinceridade de coração (Salmos 97:11; Salmo 125:4) e humildade (João 13:13-17). O sucesso está em reconhecer que somos totalmente dependentes de Deus para tudo e que sem Ele nada podemos fazer, mas que, por causa de sua presença em nós, podemos fazer todas as coisas (Filipenses 4:13).
Se levarmos a nossa vida em humildade, na certeza de que dele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11:36), andando em amor e obedecendo as instruções de Deus, teremos sucesso em tudo o que fizermos (Salmo 1:1-3).
Sejam abençoados,
Obs: Imagem enviada pela autora