www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

Quando deixei o trabalho pastoral em Noronha, dispensado pelo novo Arcebispo, que era Dom Fernando Saburido OSB, o Padre João Carlos Ribeiro, Inspetor Salesiano,  em  carta de extrema gentileza, pediu-me para assumir a reitoria do então Santuário do Sagrado Coração de Jesus no Recife, vaga pela morte de seu último reitor, Padre Sebastião Alves da Silveira.

Trabalhei  ali por dois anos apenas, sendo violentamente demitido por uma carta, sem mais explicações , pelo  Inspetor de então  Pe. Diego Vanzetta, hoje na Itália, em Roma, no pessoal salesiano da UPS (Universidade Pontifícia Salesiana).

Nesses poucos anos, fiz um trabalho modesto. Quero ressaltar apenas que editava todo mês uma publicação, com o nome de “O Santuário”, trocado  depois pelo nome “O Semeador”, pela razão que logo explicarei.

Consegui um feito, que o próprio  Pe. Inspetor comentou: “Não sei como é que até agora, ninguém pensou nisso!…” Foi o seguinte: Com muitas cartas e documentos, enviados à Congregação para o Culto divino e a disciplina dos Sacramentos  da Cúria Romana,  pedi para nossa Igreja o título de Basílica menor, anexa à Patriarcal Basílica Vaticana. A primeira carta foi enviada a Roma em 5 de maio de 2010, levada em mãos pelo meu irmão e grande amigo Dom Valério Breda SDB, bispo de Penedo.

No final, “delicadamente” eles me advertiram que o contato da Cúria Romana para a concessão do título solicitado tinha que ser diretamente com o Arcebispo Metropolitano, o que não constituiu  nenhum problema, graças à compreensão e  extrema boa vontade de nosso Arcebispo, Dom Fernando Saburido OSB. Ele aceitou muito bem o encargo, eu redigi os últimos documentos, por ele assinados, e o Sr. Arcebispo ainda quis pagar a taxa em dólares, cobrada pela Cúria Romana. Declarava ele, no documento enviado a Roma, que “julgava o Santuário Salesiano como uma das mais belas e pastoralmente ativas das igrejas não-paroquiais de nossa Arquidiocese, pela assistência sacerdotal e a celebração dos atos mais solenes da Arquidiocese.” E continuava: ”Espero que este meu pedido, agora feito diretamente por mim, seja acolhido por essa egrégia Congregação para maiores frutos espirituais e pastorais para nossa Arquidiocese.”

Foi assim, que no dia 16 de janeiro de 2011, nossa igreja do Sagrado Coração do Recife, na Santa Missa celebrada pelo Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Fernando Saburido,  foi declarada Basílica Menor anexa à Patriarcal Basílica Vaticana. À estação do Evangelho, foi feita  a leitura pública do documento, exarado  pela Congregação para o Culto divino e a disciplina dos Sacramentos, datado de 23 de outubro de 2010. Ao final da Santa Missa, foram inauguradas pelo Sr. Arcebispo as duas placas comemorativas, que se encontram à entrada do templo: uma, com o texto do documento   pontifício e a outra, com a declaração do evento.

Gostaria de terminar essa narração, com uma observação verdadeira e nada simpática. E é que o Código de Direito Canônico, nos cânones 1230 a 1234, define com precisão o que caracteriza um santuário, isto é, “uma igreja ou outro lugar sagrado, aonde os fiéis em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações.”  Ora, isso não acontece em nosso Santuário, hoje BASÍLICA!…

(Texto retirado de “Novas Memória Salesianas de um Velho Arcebispo”)

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]