[email protected]

JESUS Caminho-Verdade-e-Vida
João 14,1-12

A sabedoria popular nos alerta: “Quem não sabe para onde vai não chega a lugar algum!”. Hoje, como no tempo de Tomé e de Felipe, precisamos de rumo e de referências. Como cristãos e cristãs, a fé em Jesus que morreu e ressuscitou nos oferece o rumo e a referência.

Caminhamos neste mundo rumo ao REINO de DEUS, em outras palavras, a TERRA PROMETIDA, onde mana o leite da Justiça e o mel da Paz, coisa do Céu, que precisa acontecer na Terra, como nos ensinou o Mestre a pedir a seu Pai.

O ponto terminal da caminhada é Ele próprio, o PAI, que quer ser DEUS-COM-A-GENTE! (cf. Ap 21,3). E JESUS, ele próprio, é o CAMINHO. Ninguém chega lá, senão por Ele. Aliás, quem vê Jesus, vê o Pai. E quem crê em Jesus, quem vai por Ele, se empodera ao ponto de realizar, aqui e agora, juntamente como Ele, as obras do Pai, as ações de Deus, o Projeto da Vida, da vida em plenitude! Cultivar essa fé, caminhar por este rumo, adotar esta referência é o que buscamos a todo instante, todo dia, e muito especialmente no “Encontro de Irmãos” e na celebração da “Ceia do Senhor”… quando encaramos a vida, os “sinais dos tempos” (VER), à luz das Escrituras (JULGAR) e nos comprome-temos a fazer nossa parte (AGIR).

Com essa luz e essa chama de esperança, mais do que nunca, nesses dias desafiantes, nesse tempo de trevas, é que precisamos estar presentes às manifestações que se sucedem e multiplicam… a todos os protestos… a toda expressão de luta da Classe Trabalhadora, do povo oprimido e excluído contra as maquinações dos poderosos. A seriedade e a coerência da nossa fé darão identidade, rumo e luz a nossa militância.

Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE.
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS
Assistente adjunto do Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC
Assessor pedagógico do Movimento de Adolescente e crianças – MAC
Membro da Equipe de Reflexão sobre Música Litúrgica do Setor de Liturgia da CNBB
Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – PUG (Roma, 1962)
Mestrado em História da Igreja, pela PUG (Roma, 1965).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]