1 – DO CHAMADO
Mt 4,12-23
Com a prisão de João Batista, havia terminado uma etapa da História da Salvação e outra se inaugurava: a etapa definitiva, o tempo do Emanuel, Deus-conosco!
E, segundo Mateus, o anúncio desta boa notícia começa a acontecer justamente na periferia do mundo: a Galileia, terra de fronteira, encruzilhada de povos e culturas. Não poderia haver melhor cenário para o início do alegre anúncio do Reino, e para o chamado daqueles que haveriam de ser pescadores de gente.
Ainda hoje é no meio dos excluídos que ecoa mais forte a boa novidade do Reino, e é do meio deles, sobretudo, que saem os portadores mais autênticos desta mensagem.
Cantemos a alegria da libertação, com o prazer de sermos, hoje, os continuadores da missão de Jesus e dos Apóstolos.
________________________________________________________________
“Caminhando e cantando e seguindo a canção”, pois “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, é o que lembra a canção inspiradora de ontem e de hoje. Tudo isso, aqui e agora, nesse país, onde, mais uma vez, acontece, em Porto Alegre, o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, o “FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS”.
– Você ouviu alguma notícia sobre isso?… Algum canal de TV, alguma Rádio deu notícia desse importante evento para a luta popular por um mundo diferente, por um Brasil diferente?… Talvez você tenha que acessar o Google para ter alguma informação. Não deixe de fazê-lo. Tem tudo a ver com o “chamado” que, desde domingo passado, JESUS vem nos fazendo.
Pois do Reino a Boa Nova
Jesus Cristo anunciava
/:E as dores do seu povo
Com poder Jesus curava:/
2 – DAS BEM – AVENTURANÇAS
Mt 5,1-12
Jesus sobe à montanha. Os discípulos se aproximam. Jesus anuncia as Bem-Aventuranças! É assim que a boa notícia do Reino chega para subverter todos os ilusórios padrões de felicidade que o mundo das ambições mesquinhas e imediatistas, em todos os tempos e lugares, vem propondo aos olhos, aos ouvidos e aos corações ávidos e inquietos da humanidade.
Jesus, o Filho de Deus, pessoalmente, vem dar os parabéns a quem descobriu a felicidade no mais profundo do seu ser, ao sentir o prazer maior de fazer a vontade do Pai, colocando-se a serviço dos irmãos e irmãs, mesmo correndo o risco da perseguição.
Aí começa a vida nova, um novo ser humano, capaz de cantar um cântico novo.
__________________________________________________________________
E a mensagem das Bem-Aventuranças vai ressoar, neste domingo, em todos os recantos do país e do mundo. É a Constituição do Reino de Deus anunciado por Jesus. E chega com uma atualidade total, num momento de desgoverno e desordem, como há muito não se via.
Fala-se muito em “reformas”, mas o que se quer mesmo é retirar direitos adquiridos dos que vão se aposentar (R. da Previdência)… dos Trabalhadores e Trabalhadoras (R. Trabalhista)… dos mais precisados de Educação, Saúde, Moradia, Transporte, Alimentação (R. Fiscal).
Ah, se o espírito das Bem-Aventuranças passasse pela mente e pelo coração de nossos governantes!
Mas será que é esse espírito que inspira os Movimentos Populares, seus animadores e animadoras, e seus apoiadores?…
Sem esse espírito, toda reforma é enganação, e toda luta vai pro brejo…
Meus discípulos se alegrem,
Saltem mesmo de alegria,
/:Pois bem grande é a recompensa
Que de Deus vão ter um dia!:/
Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE.
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS