Ana Eliza Machado 15 de abril de 2016

[email protected]
nmpensante.blogspot.com.br

Certa vez, para explicar uma matéria, meu professor de Física disse o seguinte: “Tudo depende do referencial”. Eu não poderia imaginar como tudo se encaixa nisso.
Verdade e mentira, certo e errado, costumes, sentimentos, sofrimentos, alegrias. Tudo isso depende do referencial.
Porque, no fim, nós é que inventamos. Nós é que determinamos um padrão, algumas regras. Nós é que determinamos o que é certo, o que é errado, o que torna-se verdade ou mentira. E esse padrão, essas regras, é o que deveria fazer tudo mais fácil.
Mas querem saber de uma coisa? Para quem pensa, para quem tenta achar o que é certo e errado, o que é verdade e mentira, torna-se um desafio. Nada é certo, não há uma constante. É tudo uma grande incógnita. Cada segundo, cada suspiro, cada sentimento ou pensamento, nada é certo. Não há uma verdade única e absoluta. Não há uma atitude que seja inteiramente certa e errada. Não há como generalizar, como padronizar tudo. Como estabelecer um padrão de pensamentos, de sentimentos, se nem nós, em nosso íntimo, possuímos certeza daquilo que somos. Podemos ter certezas, ter objetivos concretos, ideias enraizadas, mas nem isso conseguimos verbalizar. Tudo o que sai, é a essência.
O que sei, o que sinto, o que penso, depende do referencial.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]