O nosso primeiro chamado é para a vida; a ser plenamente vivos, cuidando do corpo, da mente e do espírito. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, com inteligência e livre vontade, filhos e filhas Dele, irmãos e irmãs uns aos outros. Fomos batizados e marcados como cristãos, comprometidos a ser fiéis à vontade de Deus. Os nossos pais e padrinhos prometeram nos conduzir neste caminho até podermos assumir a nossa fé com responsabilidade pessoal.

A pessoa batizada é diferente de uma pessoa não batizada. Os dois são criados como filhos e filhas queridos pelo Pai Criador, mas a pessoa batizada recebe, pela paixão, morte e ressurreição de Jesus, a luz e a fortaleza necessárias para vencer o pecado, dizer SIM, para o BEM e NÃO para o MAL.

Na Igreja católica são três formas de batismo: a primeira é pelo sacramento, com água; a segunda é pelo sangue, dando sua vida pelo outro ou pela sua fé; a terceira é vivendo segundo a sua consciência uma vida de amor-serviço, (e.g. Mahatma Ghandi) um hindu da Índia que foi responsável pela libertação do seu povo da opressão britânica nos anos 1940.

Então, todos os batizados recebem uma graça especial que, também, inclui um compromisso para viver a sua vida como filhos e filhas de Deus, obedientes a sua santa vontade, animados pela alegria de servir com um trabalho bem feito e honesto. Esse intuito é o segredo da felicidade durante a nossa jornada aqui na terra.  O sinal do amadurecimento humano, como filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs uns aos outros, é isso: amando-servindo; amor-serviço. Como casado ou solteiro, padre, religioso ou religiosa, a nossa marca como batizados é a alegria de servir.

Como vocês estão vendo, esse projeto se fundamenta na palavra de Deus, que gera a verdadeira vida e felicidade, e contradiz o projeto do mundo de hoje que coloca em primeiro lugar, o dinheiro, o prazer, o poder, status, beleza física, como fontes de felicidade permanente, e, até, ocupam o lugar do Deus verdadeiro na sua vida. Esses valores podem ser meios para alcançar o objeto principal, o amor-serviço, mas nunca colocados como valores absolutos. A vontade humana, em vez de estar em harmonia com a vontade de Deus, muitas vezes vai contra essa vontade. (Um dito sábio fala assim: O único empecilho de Deus, todo poderoso, é a livre vontade da pessoa humana).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]