
O ômega 3 é tão importante assim?
Se você acessar o Google Acadêmico e digitar “BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3”, vai achar quase 19.000 resultados, um número bem expressivo, principalmente se levarmos em consideração que o brasileiro, especificamente, além de não saber se alimentar ainda o faz deficientemente porque temos péssimos hábitos alimentares, portanto esse resultado passa a exigir de nós um momento de reflexão…
Por que será que na Alemanha há uma lei a qual estabelece que uma mulher ao se casar, já no dia seguinte, deve começar a ingerir ômega 3?
O cérebro para se formar necessita, obrigatoriamente, dentre outros, de ômega 3, já que o DHA (ácido docosahexaenoico) que é um dos componentes do ômega 3 (além do EPA), é também responsável por compor as estruturas dos neurônios e da retina, e se a gestante não o consome, naturalmente o feto terá que buscar do cérebro da própria mãe, como conseqüência disso haverá a incidência da tão conhecida “depressão pós parto”.
Quais os seus benefícios?
O Dr. Jorn Dyerberg verificou que em 1960, enquanto nos Estados Unidos a incidência de mortalidade cardíaca era de 40%, na Groelândia era de 5,3%. Um esquimó não apresenta cardiopatias e sabe por que? Pelo fato de sua ingestão diária de ômega 3 ser em média 14 gramas, portanto ele constitui-se em um eficiente método de prevenção contra os mais diversos tipos de cardiopatia.
A falta de DHA pode causar Depressão, Irritabilidade, além da intensificação dos efeitos da esquizofrenia e do TOC, transtorno bipolar, falhas na concentração, raciocínio, aprendizado e até mesmo nosso sono pode ser afetado. Mas o seu uso auxilia no tratamento do mal de Alzhemer e esclerose múltipla, além de regularizar o colesterol e elevar o HDL.
Há mais de um tipo de ômega 3?
Sim, o animal e o vegetal.
O vegetal mais comum é encontrado na linhaça, mas é importante que se diga duas coisas sobre isso:
1º Para que o ômega 3 da linhaça possa ser utilizado ela deve ser primeiramente aquecida e só então armazenada, e no momento que for consumida (e não antes disso), deve ser obrigatoriamente triturada;
2º Com o avançar da idade o ômega 3 contido na linhaça tende a perder sua eficácia.
Já o de origem animal, o qual encontramos em “alguns” peixes, é importante que saibamos o seguinte:
A principal função do ômega 3 no organismo do peixe é impedir que seu sangue congele, portanto, ao contrário do que muita gente pensa, peixes de águas tropicais não são ricos em ômega 3 bem como os de água doce, e mesmo um salmão se criado em cativeiro, pois para que o seu organismo o produza sua dieta deve, também, constar de plâncton e não de ração.
Como agora sabemos que a presença do ômega 3 evita que o sangue do peixe congele então faça o seguinte teste com as cápsulas que você compra na farmácia:
Pegue uma cápsula e coloque no seu congelador por no mínimo 5 horas e depois verifique, se congelou é por que está oxidado, então não vale a pena ingerir.
A partir de qual idade deve-se começar a ingerir o ômega 3 em cápsulas?
Já a partir dos 8 anos de idade, antes disso a administração é em gotas e sublingual, importante lembrar que ômega 3 não é medicação, portanto não precisa de receita médica.
E a última dica para vocês: O processo pelo qual passa o peixe quando esse é frito, simplesmente oxida o ômega 3.
E aí, depois de tomar conhecimento de tudo isso, você vai fazer o que????
Obs: Imagem enviada pelo autor.