O mês de outubro é repleto de importantes comemorações.
          Festejamos no dia 12 o mais lindo e santo ser, que é a criança.
          O dia 15 foi escolhido merecidamente para vivenciar a figura ímpar do professor.
          Não devemos esquecer também o dia 18, dedicado à importante categoria profissional – O MÉDICO.
          Entretanto, a comemoração máxima que vivenciamos durante o mês, é a que prestamos à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
          O título de Aparecida surgiu certamente com o aparecimento da imagem, encontrada por pescadores, por ocasião da passagem do novo governador da Província de São Paulo e Minas do Ouro pela vila de Guaratinguetá.
          As autoridades locais recrutaram pescadores para pescar uma grande quantidade dos melhores peixes, de modo a satisfazer ao banquete que seria oferecido ao Governador e comitiva.
          Havia peixes em abundância, mas depois foram rareando e os pescadores desiludidos se afastaram, ficando apenas duas canoas.
          Como estava anoitecendo, os pescadores tentaram mais uma vez jogar as redes.
          O pescador João Alves recolheu a rede vazia, apenas com uma imagem sem cabeça, medindo 40cm.
          Os pescadores envolveram a imagem com suas camisas e jogaram novamente as redes.
          A surpresa foi maior ainda, quando veio na rede uma cabeça tão pequenina, menor que as malhas da rede, que milagrosamente não escapou pelos orifícios da mesma.
          Depois desse episódio, os peixes voltaram em grande quantidade, satisfazendo as necessidades de todos.
          Os pescadores juntaram as duas partes da imagem com cola e armaram um altar na residência do pescador Felipe Pedroso onde permaneceu por 15 anos para culto à santa.
          A devoção à imagem foi crescendo rapidamente e precisou de um recinto maior, então, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no Morro dos Coqueiros.
          Em 1822, D. Pedro e sua comitiva visitou a capela.
          Depois de doze anos foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha), que foi inaugurada em 8 de dezembro de 1888.
          A princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofereceu uma coroa cravejada de diamantes e rubis e um manto azul, ricamente adornado, que foram colocados na imagem.
          A vila do Morro dos Coqueiros tornou-se município, vindo a se chamar APARECIDA.
          Depois foi construída a Basílica Nova e o papa João Paulo II consagrou-a como o maior santuário mariano do mundo.
          A Lei 6.802 de 30.06.1980 decretou oficialmente feriado o dia 12 de outubro e também reconheceu Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.
        Aparecida atrai anualmente milhões de fiéis e também diariamente é muito freqüentada por todos aqueles que buscam graças para suas necessidades naquele SAGRADO LUGAR.
          Que Nossa Senhora Aparecida coloque em seus sagrados braços a nossa Pátria, para a felicidade de todos os brasileiros e do mundo inteiro.

(*) Autora do livro – Retalhos do Coração.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]