Uma novidade está acontecendo em Santarém. Cristãos debatem sobre a democracia no Brasil. O que tem a ver a doutrina cristã com a construção da democracia no país? Talvez, para muitas pessoas pode soar estranho e até fora de propósito que a igreja local proponha tal assunto para reflexão à luz da fé cristã.
Ainda mais que os temas de estudo são inteiramente leigos à religião tradicional, como por exemplo um deles vai tratar do Estado brasileiro e sua atuação na Amazônia; e um outro, a reforma do Estado brasileiro. No entanto, quando se observa a situação da governança do país e as desigualdades sociais, onde poucos lucram muito e 13 milhões de famílias dependem do bolsa família, aí os cristãos se perguntam onde está a moral evangélica sendo praticada?
Quando tantos políticos incompetentes e outros ficha suja ainda conseguem ser eleitos e reeleitos para cargos públicos,os cristãos têm o dever de questionar sobre o significado da ética à luz do evangelho. E na força da fé cristã têm o dever de estudar as causas de tantas injustiças e de como se precisa transformar as relações do Estado brasileiro para o bem de todos os habitantes do país.
Faz sentido a Igreja propor o estudo sobre construção da democracia no Brasil. E faz sentido todo cristão se questionar sobre como colocar em prática as bens aventuranças propostas por seu mestre Jesus Cristo.Ter fome e sede de justiça é um compromisso moral, não só na vida pessoal e familiar, mas inclusive com a vida da sociedade onde se vive.
Daí que se envolver na construção de uma sociedade ética e praticar a fé são partes do absoluto cristão. Não se pode dormir em paz quando a democracia brasileira é injusta com a maioria do povo. Quem diz que não tem nada haver? que fé é algo da intimidade pessoal e democracia é algo da vida profana?
* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.