www.mariainezdoespiritosanto.com
Escolhas ao léu… Será que existem, de fato? Cada dia mais duvido delas. As coisas todas parecem tão pre-determinadas que até preciso me pôr atenta, para não ser paralisada por esta constatação da inutilidade de meu querer. De qualquer querer, para ser mais exata.
O que, em última instância, eu procurava quando insisti em entrar no joguinho irritante que é a compra de passagem aérea, em programa promocional?
Longe de ter um desejo específico de viajar, cansada de ir e vir durante todo o ano, eu queria garantir para mim e, talvez, mais ainda, para os “meus” o distanciamento preventivo dos excessos das folias de fim de ano, que favorecesse, a eles, o direito ao prazer das festas e, a mim, o sossego que julgo merecido.
Escolhi, confesso, o preço da passagem (o mais barato, evidentemente) e não uma rota. O processo internáutico todo foi tão rápido, que minha passagem de R$ 158,00 – tarifa de ida e volta – para Porto Alegre, estava garantida, bilhete emitido em minhas mãos, meses atrás, sem que eu tivesse a mais mínima idéia do que fazer em terras onde não conhecia ninguém, em época tão particular como a dos últimos dias do ano.
Procura, que procura, ouve daqui e dali um palpite, desperdiço algumas horas de sono a cada noite, googlando cidades, roteiros e aventando possibilidades, até que me decido pelas Missões. Lembrança de um filme – Missão – que me comoveu há mais de duas décadas, as propostas de caminhadas em rotas rurais, me pareceram encantadoras e confirmaram minha escolha. É claro que o “Caminho das Missões” ficou no campo do “era uma vez”, já que meus dias disponíveis não eram suficientes, mas o fato de existir, como possibilidade, garantiu a aura necessária ao projeto de ir a São Miguel.
Hoje, 2 de janerio de 2012, aqui estou.
Cheguei, sabendo pelas mensagens esotéricas da Internet, que este é o ano de Oxalá e que é protegido pelo Arcanjo São Miguel. Claro que, vestindo-me de branco, por autodeterminação há um ano, li essas informações com grata satisfação. O mais, só boas surpresas e confirmações.
Querem ouvir?