![](https://entrelacosdocoracao.com.br/wp-content/themes/entrelacos/img/point.png)
www.pensamentosefotos.blogspot.com
( [email protected])
O passado existiu. Existe. Faz parte da nossa vida. Foi ele quem nos formou. No que temos de bom ou de não tão bom.
Não acredito que tenha alguém que não considere o ontem ou o passado.
O passado nos serve de parâmetro para tudo na vida. Não podemos é nos prender a ele. Viver só dele. Se somos o que somos é porque temos um passado. Com momentos bons e ruins. Mas esses momentos, sejam bons ou ruins nos alicerçaram, nos formaram.. E interferem nas nossas vidas todos os dias e todas as horas do dia. Seja para ver a vida colorida, cinza ou negra.
Negar que o passado não existe é um grande equívoco. É querer negar a si mesmo.
A diferença é o que fazemos com o que passamos no passado, para termos um presente mais saudável, mais harmonioso.
E o pior, ou melhor, depende, a nossa personalidade foi formada no passado, lá na infância. O nosso inconsciente tem armazenado dados do passado. Dados esses que interferem no nosso dia-a-dia, nas nossas relações. Quanto mais aprofundamos as relações, quanto mais estamos emocionalmente envolvidos, mais o inconsciente nos prega peças. Muitas vezes nossos atos, atitudes, emoções, sentimentos são movidos por esse inconsciente, que é o passado bem guardadinho. É justamente naquelas reações que menos esperamos, que vem de dentro e que nos move. E que pode ser boa ou ruim para os relacionamentos.
Sabe de onde vem o ciúme, a insegurança, os medos, os receios quando sem motivo ou explicação lógica nos surge, lá do inconsciente, lá do passado, da nossa história de vida.
Então, não adianta dizer a toda hora que passado não existe. Não adianta querer negar a realidade. O passado existiu, isso é fato.Ele existe dentro de cada um, e se souber usar vai ajudar a ser melhor com você, com o outro e nas relações
Obs: Imagem enviada pela autora.( Alagoas – foto Paula Barros)