Dezembro 2010

As festas do mês de Dezembro ficam bem no meio do começo e do fim. O antes, o agora e o depois acontecem e nem percebemos a passagem do presente, do passado e do futuro. Aliás, como era no princípio, agora e sempre… conosco, sem nós ou contra nós.

Quando olhamos para o fim, ele parece longe; se olhamos o passado, parece que foi ontem… Na verdade, o que resta de permanente é o movimento; esse movimento indomável, ininterrupto e inexorável que gera e se confunde com a imensidão da própria vida.

Nosso olhar humano é míope demais para entender e saborear o atemporal e o utópico. Por isso, a ansiedade, o medo e a nossa ganância criam o tempo e o espaço e, com eles, as distâncias, as metas, a pressa e a lerdeza, a obsessão de chegar e ganhar, de aproveitar e se salvar.

Nessa preocupação, o desejo vira estresse, a natureza vira mercadoria e as pessoas viram objeto de lucro e capricho. Nessa paranoia do sucesso sem fim e nessa vontade insana de acumular, perdemos pensando em ganhar e estragamos a única coisa que realmente conta – ser feliz sem medida.

O desafio constante dos humanos será contemplar o movimento da vida que passa e pendurar-se na hora, para saborear a felicidade, às vezes com pressa, outras com paciência. Mas, dentro do olhar humano, sempre com saudades do experimentado e apenas capaz de vislumbrar o sonho do futuro.

É a consciência de constatar que, em nós, o passado vive e o presente é feito de metade de memória e metade de esperança do futuro. Que viver aqui e agora precisa deixar uma marca na historia como a única forma de permanecer vivo e continuar na recordação dos vivos.

Só assim, o movimento da vida que será eternamente passado, presente e futuro, não será idealismo. Pois, “Se não tivesse o amor; se não tivesse essa dor; e se não tivesse o sofrer; e se não tivesse o chorar; melhor era tudo se acabar”(Vinicius). Será transcendente porque é divinamente humano.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]