agosto de 2008

Estudo coletivo
(Vale a pena recordar aqui, as observações iniciais feitas nas partes I e II).

Exigência de preparação aprimorada

a. A convocação das pessoas é determinante numa atividade de estudo coletivo. Deve ser feita por contato e convencimento direto. Avisos gerais, públicos ou escritos, servem para recordar a convocação pessoal.

b. O ambiente do estudo deve ser aconchegante: acomoda bem as pessoas, estampa o assunto a ser debatido: mapas, cartazes, símbolos, músicas…

c. A pessoa que anima o debate deve estudar bem o assunto, preparar material de apoio e selecionar dinâmicas participativas.

d. A coordenação providencia material de apoio (quadro, giz, papel, recursos pedagógicos…) e solicita leitura prévia.

e. Por respeito às pessoas, fazer o estudo, em lugar e hora marcada, privilegiando quem está presente.

Escolha de Coordenação firme

a. O processo da reunião é de responsabilidade coletiva e comandada pela coordenação para a qual chegar na hora, é chegar antes da hora marcada.

b. Participar e, não assistir palestra, deve ser o espírito de quem vai estudar. A coordenação anima, tenta extrair a opinião das pessoas, facilita a socialização do debate, questiona as afirmações, resume, complementa…

c. Coordenar não é passar a palavra. É preparar, acolher, sintetizar, garantir o rumo e o objetivo do estudo, facilitar a participação, possibilitar a tomada de decisão.

Realização eficiente

1. Começar na hora combinada, com um entusiasmo que eleve o astral do grupo.
2. Não exceder o tempo de hora e meia contínua de estudo para manter a concentração. Antes de continuar, fazer uma pausa, levantar, sair da sala…
3. Abordar os temas (apresentação, análise, opinião, sugestões, encaminhamentos) de forma clara e direta.
4. Evitar o monólogo, frear com jeito, o ímpeto de quem toda hora quer falar.
5. Evitar o pingue-pongue que significa evitar que a discussão fique só entre duas ou entre algumas pessoas.
6. Possibilitar que todas as pessoas participem, mas conter as falas que se desviam do assunto.
7. Dividir em sub-grupos para que pessoas caladas e tímidas a se manifestem.
8. Só seguir adiante quando o assunto estiver bem discutido e concluído.
9. Deixar claro as conclusões do estudo, as tarefas a ser encaminhadas, as responsabilidades e prazos.
10. Combinar as próximas atividades e encarregar pessoas para acompanhar e cobrar as providências.
11. Encerrar a reunião de estudo, de forma agradável e celebrativa, na hora combinada, depois de encaminhar as decisões.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

A Parte I foi postada no dia 13.12; a parte II em 20.12.2008

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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