Dasilva 24 de julho de 2007


“…pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto…”

1. Um pouco da prática

No funcionamento de qualquer grupo humano, é fácil constatar que, de forma esquemática, existem quatro tipos marcantes de pessoas. Sem ainda tentar explicar as razões, o fato é que todo grupo humano caminha, enrola-se ou definha pela atua-ção maior ou menor dessas quatro personalidades típicas:

 Militantes com iniciativa – São pessoas que, no meio da crise, vislumbram o futu-ro porque lêem os sinais dos tempos e as entrelinhas; por isso, denunciam tramas, sonham, formulam projetos, traçam planos, assumem o comando, provocam, ani-mam, ousam, desafiam o impossível… Às vezes, são chamados de visionários, loucos, profetas, revolucionários. Seu entusiasmo e exemplo arrastam seguidores. Em geral, têm pressa, insatisfação, impaciência e pensam grande, inclusive mega-lomanias. Se egoístas, viram tiranos; se educadores, ajudam a despertar oprimidos e desanimados. Pela capacidade de elaboração e dedicação, nos movimentos se tornam dirigentes e estrategistas, mesmo que não tenham sido eleitas. Em boa medida, são incompreendidos e perseguidos.

 Militantes sem iniciativa – Porque são comprometidas, entendem e organizam as propostas e estratégias. Seu forte é a capacidade de dar carne às intuições, de so-nhar sem tirar os pés do chão. São de confiança e sabem administrar recursos, en-caminhamentos e pessoas que dão suporte e acompanhamento aos projetos. A-gem com diplomacia nas negociações e articulações e contribuem na superação de conflitos desnecessários. Por serem mais objetivas e metódicas, não tomam a ofensiva de propor rupturas e inovações e buscam sempre os fundamentos das proposições. Na sua paciência, precisam esforçar-se para não cair na rotina, aco-modamento e burocratismo. Nos movimentos se tornam coordenadores.

 Militantes ativistas – Estas pessoas não perguntam os porquês. Não são dadas a análises, preparações, planejamentos. Cansam-se com as longas deliberações e estudos. Na confiança, recebem e realizam tarefas. Ativistas, comprazem-se em ter a agenda cheia, em fazer coisas. São pau pra toda obra e, sobretudo, corajosas, disponíveis e incansáveis, na linha do enfrentamento. No seu espírito pragmático e apaixonado, preferem atuar e, logo, ver resultados concretos e imediatos. Nos mo-vimentos, são os soldados rasos que devem se cuidar para não virar tarefeiros.

 “Militontos” com iniciativa – Acham-se sabidos e preparados. Nas suas “elabo-rações”, propostas e comandos, quase sempre, metem os pés pelas mãos. Só eles não percebem que estão fora do compasso e, na sua arrogância ingênua, se sen-tem ofendidos quando não são ouvidos e obedecidos. Convictos de sua importân-cia, analisam erradamente, cultivam uma atitude centralizadora, sugerem iniciativas equivocadas e agem fora de hora. Nos grupos e movimentos são um desastre. Às vezes, é precisa gastar mais energias cuidando deles que realizando a missão.
É óbvio que toda tipologia realça as características que se destacam. Na prática todos os tipos, ao se relacionarem, entram em tensão e se influenciam, mu-tuamente. Da mesma forma, os tipos assumem ou negam suas características, mi-gram de um tipo para outro e até a mesclam diferentes características, em uma só pessoa. Ainda bem que a referida canção popular quando, antes de concluir, filoso-ficamente arremata… eu não sou pau posso me regenerar.

2. Um pouco da teoria

A conhecida canção popular citada, no seu início, repete a velha doutrina calvi-nista da predestinação – as pessoas já nascem com seu destino traçado por desígnios insondáveis de alguma divindade. A repetição dessa “verdade” por gerações, formata na mente das pessoas a idéia fatalista e conformada de que não adianta investir nelas, nem em ninguém, pois o determinismo predestina as pessoas para a vida. Afinal, quem em sã consciência enfrentaria seu Deus? Por outro lado, essa crença na “culpa” do divino gera uma comodidade – não responsabiliza as pessoas pelos problemas, seus e do mundo, nem as envolve e nem os obriga a batalhar por soluções.
Ao comparar as pessoas sempre se verifica a existência de diferenças e peculia-ridades que as tornam únicas e inimitáveis. No ser humano em geral, se pode encon-trar características universais, mas em cada um estes traços se combinam de maneira singular. As teorias, discussões e controvérsias sobre a personalidade foram temas sempre presentes em toda história da filosofia, psicologia, sociologia, antropologia e medicina geral. Entre tantas tendências, destaca-se um tronco ideológico, segundo o qual os seres humanos foram criados iguais quanto sua capacidade potencial. A ocor-rência das diferenças individuais seria interpretada como uma decisiva influência am-biental sobre o desenvolvimento da Personalidade.
As tendências ideológicas que enfatizam a igualdade dos seres humanos, num total descaso para com as diferenças funcionais, ecoam com eloqüente beleza retóri-ca, romântica, ética e moral. Tais ideais, na prática, sucumbem diante de incontáveis evidências em contrário e não resistem à constatação das flagrantes e involuntárias diferenças entre os indivíduos. De acordo com tal enfoque, com uma hipotética igual-dade de oportunidades, seríamos iguais quanto as nossas realizações, já que, poten-cialmente, somos iguais. Neste caso, o jeito de cada pessoa, sua inteligência, vocação e limites seriam questões exclusivamente ambientais.

3. Como se fossem conclusões

a) Os seres humanos são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes – iguais quanto à essência humana; funcionam diferentemente uns dos outros e podem sur-preender modificando-se, como se defina, para melhor ou para pior.

b) Nunca se pode dissociar as pessoas de sua herança genética e cultural, seu senso de oportunidade e seu empenho pessoal. Uma pessoa que tem clareza de rumo, sabe distribuir o poder, sente a conjuntura e a disposição das pessoas, será mais reconhecida que alguém que, em vez de se esforçar, vai e enterra seus talentos.

c) A vocação de uma pessoa se define pela soma das qualidades e limites que traz ao nascer, as influências e oportunidades do contexto em que vive, seu empenho pessoal e a capacidade de articular seu projeto de vida com a necessidade do seu tempo.

Junho de 2007.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]