Dentre os temas marcantes do Evangelho, está o discipulado ou seguimento. Para ser discípulo é preciso, primeiro, ter fé, isto é, acreditar em Jesus. Acreditar que ele é o Filho de Deus que veio mostrar para nós a fisionomia do Pai. “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14, 9).

Para ser discípulo, é preciso estar disposto a entrar na escola de Jesus. E essa escola foi e é diferente das outras escolas. Por que? Porque Cristo não quis formar doutores, mas santos, apóstolos, testemunhas, mártires. Ser discípulo é ir atrás dele, imitando-o.

A base para a vivência do discípulo está, em primeiro lugar, na Renúncia ou Esvaziamento: “Renunciar a si mesmo”. Depois é preciso “tomar a cruz todos os dias” (Mc 8, 34) e pôr-se a caminho atrás de Jesus. O discípulo é, portanto, um caminheiro, alguém que está sempre a caminho. Andando atrás do Mestre. Olhando para ele e aprendendo com ele, especialmente aprendendo sua pedagogia, a pedagogia do amor.

Além disso, para o discípulo Jesus pede humildade e disponibilidade para servir. Nada de pretensão de poder nem de busca dos primeiros lugares. Isso é próprio dos grandes e poderosos do mundo. Eles oprimem as nações e as tiranizam. Com os discípulos de Jesus deve acontecer o contrário. “Quem quiser o primeiro, deve ser o último e aquele que serve a todos.” (Mc 9, 35)

Jesus dá o exemplo. Ele é o modelo, o referencial. Como ele faz, devemos também fazer. “O filho do homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.” (Mc 10, 45). Jesus é o grande servidor da humanidade.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]