[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Merece uma reflexão de peso o que está acontecendo na Igreja Católica sob liderança do papa Francisco. Alguém já chegou a dizer que nunca antes na história se provocou uma revolução universal como o que propõe o papa Francisco. Ele deseja e convoca uma escuta sobre como os leigos, padres, bispos, em fim, o povo de Deus a dizer como a caminhada de fá cristã deve acontecer no mundo de hoje. Ele não se conforma de escutar apenas os bispos, quer que todos estes convoquem os  leigos, leigas religiosas e até os críticos da forma como a Igreja se comporta hoje na sociedade.

Ao querer uma Igreja sinodal, Papa Francisco compreende que não dá mais neste novo século, continuar uma Igreja em forma de pirâmide, onde quem decide as coisas é o Papa, são os bispos e nas paróquias são os padres. Isso não tem mais sentido hoje.

Daí a forma de trabalhar em conjunto, sínodo  que dizer isso. Aliás Papa Francisco leva a sério o texto do Evangelho onde Jesus, afirma que o maior no reino do céu é o que serve, e não o que ordena.

Ora, se cada padre, cada bispo, acredita que Papa Francisco é um profeta, inspirado pelo espírito de Deus, e assim levar a sério iniciar essa mudança de comportamento, certamente que será uma reviravolta de prática pastoral também na Amazônia. Se até hoje é o padre quem decide as coisas, os leigos e leigas serão sujeitos das decisões sobre a forma de anunciar o Evangelho, de ligar a fé com as questões sociais, como fazia Jesus na Galileia. Aumentará a responsabilidade dos e das leigas e se quebrará com que se julgam donos da igreja de cima para baixo. Será de fato uma revolução sem tamanho.

Na arquidiocese de Santarém. Amanhã será abertura oficial da assembleia sinodal da Igreja local com a perspectiva de que se inicie a mudança de prática pastoral em forma de pirâmide como tem sido até agora: Arcebispo, padre, que decidem e o povo que obedece. Se levada a sério a proposta de pastoral sinodal como sonha o papa Francisco, será uma revolução de verdade na arquidiocese. 14.10.2021

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]