([email protected])

UM CAUSO HETERODOXO: PADRE ARISTIDES E PADRE ÉMERSON EM CARPINA

Fazíamos parte da mesma comunidade salesiana do aspirantado  de Carpina, Eu Luiz Moura (diretor), Pe. Mário Daorizzi, Pe. José Rolim, Seu Zé Oliveira, Pe. Émerson, e Pe. Aristides. Pe. Aristides era carinhosamente chamado de companheiro, costume que permanece até hoje; Pe. Émerson era conhecido por seu gênio forte, mas amigo de todos, amizade que perdura até hoje entre seus ex-alunos daquela época, fato que se constata nos encontros freqüentes que se realizam atualmente. Certo dia, no momento da refeição mais precisamente na hora do almoço o assunto sai do normal e Pe. Émerson reclama alguma coisa de Pe. Aristides sob o olhar atento de todos os salesianos. Pe. Aristides não gostou e a discussão continuou em meio ao silêncio, chegando ao extremo. A um dado momento, Pe. Émerson já exaltado chamou Pe. Aristides de ‘fresco’ ao que Pe. Aristides revidou:  – traga prá cá sua irmã! E Pe. Émerson continuou: – se eu trouxer minha irmã você vai ficar todo se tremendo’. Diante da discussão o diretor bateu a campainha, todos se levantaram e entoou a oração de agradecimento após a refeição. Tudo terminou assim: após o almoço o diretor ficou conversando a sós com o Pe. Aristides e de repente chega mansamente Pe. Émerson e com a ponta dos dedos começa a tocas as costas de Pe. Aristides, dizendo: companheiro! Companheiro! E o riso foi geral entre nós três.

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]