([email protected])

UM CAUSO HETERODOXO: PADRE ARISTIDES E PADRE ÉMERSON EM CARPINA

Fazíamos parte da mesma comunidade salesiana do aspirantado  de Carpina, Eu Luiz Moura (diretor), Pe. Mário Daorizzi, Pe. José Rolim, Seu Zé Oliveira, Pe. Émerson, e Pe. Aristides. Pe. Aristides era carinhosamente chamado de companheiro, costume que permanece até hoje; Pe. Émerson era conhecido por seu gênio forte, mas amigo de todos, amizade que perdura até hoje entre seus ex-alunos daquela época, fato que se constata nos encontros freqüentes que se realizam atualmente. Certo dia, no momento da refeição mais precisamente na hora do almoço o assunto sai do normal e Pe. Émerson reclama alguma coisa de Pe. Aristides sob o olhar atento de todos os salesianos. Pe. Aristides não gostou e a discussão continuou em meio ao silêncio, chegando ao extremo. A um dado momento, Pe. Émerson já exaltado chamou Pe. Aristides de ‘fresco’ ao que Pe. Aristides revidou:  – traga prá cá sua irmã! E Pe. Émerson continuou: – se eu trouxer minha irmã você vai ficar todo se tremendo’. Diante da discussão o diretor bateu a campainha, todos se levantaram e entoou a oração de agradecimento após a refeição. Tudo terminou assim: após o almoço o diretor ficou conversando a sós com o Pe. Aristides e de repente chega mansamente Pe. Émerson e com a ponta dos dedos começa a tocas as costas de Pe. Aristides, dizendo: companheiro! Companheiro! E o riso foi geral entre nós três.

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I