VILLY FOMIN 18 de outubro de 2021

Eu acredito em mudanças. Acredito que mesmo depois de péssimas decisões, aquele momento em que a vida se resume a escombros do que um dia foi um lindo lugar, ainda assim é possível levantar e seguir. Como? Vou usar uma resposta padrão: Com resiliência.

O que é resiliência? Resiliência é um conceito da física que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Quando o assunto é a vida, saúde mental, podemos definir como a capacidade de enfrentar crises, superar fases, lidar com perdas e ainda assim criar recursos internos para continuar. Resiliência é uma capacidade de lidar com condições complicadas sem perder a alma, sem perder o coração, sem jogar seus afetos na lama, mas sim fazer com que seus dias difíceis sejam dias de crescimento.

Ninguém nasce pronto então todos são convidados a embarcar nessa e assim dar um sentido para a própria vida. A resiliência é uma construção que nasce de uma busca, de um desejo de aprender a lidar com a vida de uma maneira diferente.

Você e eu vamos errar várias vezes, isso faz parte da nossa humanidade. Não há perfeição, o que podemos ter é aperfeiçoamento, podemos crescer com nossos erros, evoluir através das histórias ou podemos desistir e passar a vida se arrastando, fazendo do passado um calabouço, um cárcere de memórias tristes que impedem que a vida ganhe novos contornos.

A vida é decisão. Não caia na conversa de gente que diz que você não tem jeito. Não caia nessa papo de “é o seu destino”. Olhe nos olhos do destino, olhos nos próprios olhos e anuncie que um tempo novo será inaugurado. Faça autocrítica, reconheça seus desvios e acredite na força das pequenas decisões do dia dia, essas decisões quando levadas a sério de mãos dadas com a perseverança geram uma verdadeira revolução existencial.

Fácil? Não, não é fácil, mas é encantadora a sensação de ver sementes crianças raízes e dando frutos.

Facebook.com/villyfomin
Youtube.com/villyfomin

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]