19/09/2021 – Centenário de Paulo Freire

  1. Todo processo de formação tem sua intencionalidade de acordo com as visões de mundo, em disputa numa sociedade de classe. A escola é uma das principais agências de educação usada para tornar comum a manutenção de uma ordem social ou de sua transformação. Junto com sua estratégia e seu projeto de poder, a formação prepara agentes missionários para implantar na população o seu fermento.
  2. A escola oficial cultiva a ideologia da classe dominante e invade a mente e o coração da sociedade, visando tornar hegemônica a mentalidade de superioridade, individualismo, dominação, acumulação, ostentação, … Sua escolarização tem a clara intenção de tornar natural e justificar o mundo de desigualdade, discriminação, preconceito, ódio ao pensamento crítico e, por isso, acusa de subversivo quem não serve à elite de plantão.
  3. A Educação Popular como prática educativa, presente em todos os povos, segue outro caminho e prega a conversão para a pedagogia do oprimido que tem uma postura e uma visão de mundo humanista. Sua missão é despertar e preparar atores políticos para construir, desconstruir e reconstruir, de modo permanente, uma ordem social onde o centro seja a vida, a solidariedade e a realização das pessoas, como gente e como povo.
  4. Para implantar seu projeto de sociedade, a classe dominante aplica a pedagogia domesticadora onde há pessoas que sabem e outras que são ‘tabula rasa’ e, por isso, precisam assimilar e reproduzir, em todos os espaços, a versão conservadora da realidade e dos fatos. Como não pode negar a contradição que está na essência dos fenômenos, a formação autoritária tenta controlar e reprimir o diálogo e o questionamento.
  5. Educação popular que significa a pedagogia que tem lado – a classe que trabalha- tem seu modo próprio de formação. No processo educativo, educador e educando usam o diálogo, o convencimento, o intercâmbio de saberes a fim de atuar sobre a realidade para transformá-la. Assim, todos os atores se envolvem, em todo o processo educativo, com autonomia, com parceria, com tarefas diferentes, mas sem desigualdades.
  6. A pedagogia da Educação Popular acolhe o saber do povo, problematiza suas ‘certezas’, partilha o aprendizado social acumulado (teoria, ciência, história…) e ajuda a elevar seu nível de consciência. Por isso, faz a leitura da realidade em disputa, vê o interesse das pessoas, exige compromisso e multiplicação do aprendizado, planeja e avalia as ações, alerta para os desvios e a perseguição, celebra as vitórias e o companheirismo.
  7. A formação é mais que técnica ou transmissão de verdades; é a vivencia de uma experiência de vida. É um caminho, sempre novo, que nos leva a outro olhar e atitude sobre nós e sobre o mundo. Resgata a autoestima, desperta a indignação contra a injustiça, revela poder de cada um, junta o anseio individual ao projeto coletivo, organiza as forças para conquistas, projeta uma pátria feliz e sonha com a utopia da terra sem males.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I