http://institutodomhelder.blogspot.combr
[email protected]
www.domheldercamara.org.br

Meus queridos amigos

Quando houve, aqui no Recife, na Pracinha do Diário, um comício contra o desemprego e a carestia, o ponto alto, salvo engano, foi a sátira-baião trazida pelo poeta popular Nelson Barbosa da Silva3

O povo, em dois tempos, aprendeu o estribilho e todos cantavam: “Rato, rato, rato,
rato do mato, catita e gabiru, rato, rato, rato,
teve um doutor
que mandou o povo comer tu.
Rato, rato, rato, o doutor
que coma primeiro e venha dizer
se realmente
tua carne é proteína
pra ver se o povo quer comer. Rato, do mato, no interior,
se esconde no canavial
e gabiru, sete milhões neste Recife, causam mal.
Rato catita é dos bichanos
— ninguém vai meter a mão.
O doutor que coma os ratos dele sozinho
que o povo nessa não vai não.

54
Eu acredito que o doutor Tenha tido uma boa intenção.
Custo de vida não está deixando o povo comer carne, não.
Mas reafirmo, e essa galera aqui como vai aprovar?
Eles que comam os ratos deles primeiro que o povo ainda vai pensar.”

Lido assim o Samba-sátira perde muito. Cantado pelo Povo, que entendeu perfeitamente a mensagem de Nelson Barbosa da Silva, é canto digno de ser ouvido e meditado não só por quem fez a propos- ta infeliz de o povo comer ratos, mas merece ser ouvido e meditado por todos nós…

O Recife tem a responsabilidade e a glória de ter morando aqui um dos seus maiores filhos, o Dr. Nelson Chaves. Se as autoridades não acreditam que o povo está passando fome, se as autoridades não querem ouvir o poeta popular Nelson Barbosa da Silva, ouçam o outro Nelson… Ele é escutado no exterior. Tem realizado pesquisas e dispõe de dados da maior importância quanto à alimentação dos nordestinos.

Quando um homem, como Nelson Chaves anuncia que, em nossa área, a fome crônica está criando gerações nanicas, é o caso de o assunto passar a ter prioridade zero. Quinta-feira, 4.10.1979

Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]