([email protected])

  1. Feliz é o educador que se deixa possuir pela pedagogia do evangelho porque traduz sua prática na simplicidade, na alegria, no encantamento e na liberdade.
  2. Muito feliz será esse educador por saber atualizar a ação pedagógica em qualquer situação educando pela ‘via do coração e do amor
  3. Feliz será o professor que procura cultivar em seus alunos não só a capacidade para a admiração, como também o sentimento de indignação frente às injustiças sociais.
  4. Feliz também será o professor cujas relações com gestores e funcionários são marcadas de respeito mútuo, porque assim se empenha no exercício e na formação humana de todos.
  5. Feliz é o professor de qualquer tendência ideológica, filosofia e religiosa que tem presente visão de mundo e de homem e que não se distancia em sua prática educativa da filosofia vivenciada dentro da instituição.
  6. Bem feliz será também o professor que não se limita unicamente a ministrar lições mas realiza um projeto pedagógico que guarda coerência entre o que ensina e o que vive.
  7. Feliz é educador que promove uma ação educativa fundamentada no diálogo levando em conta os anseios e inquietações juvenis porque assim demonstra ser um educador com os olhos e pés fixos em seu tempo e em sua região.
  8. Feliz, muito feliz será o educador que tem consciência que não somente ensina mas também aprende no ato pedagógico, porque esse aprendeu a lição do grande mestre: ‘ninguém se educa sozinho; todos nos educamos em comunhão’

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I