([email protected])

  1. Feliz é o educador que se deixa possuir pela pedagogia do evangelho porque traduz sua prática na simplicidade, na alegria, no encantamento e na liberdade.
  2. Muito feliz será esse educador por saber atualizar a ação pedagógica em qualquer situação educando pela ‘via do coração e do amor
  3. Feliz será o professor que procura cultivar em seus alunos não só a capacidade para a admiração, como também o sentimento de indignação frente às injustiças sociais.
  4. Feliz também será o professor cujas relações com gestores e funcionários são marcadas de respeito mútuo, porque assim se empenha no exercício e na formação humana de todos.
  5. Feliz é o professor de qualquer tendência ideológica, filosofia e religiosa que tem presente visão de mundo e de homem e que não se distancia em sua prática educativa da filosofia vivenciada dentro da instituição.
  6. Bem feliz será também o professor que não se limita unicamente a ministrar lições mas realiza um projeto pedagógico que guarda coerência entre o que ensina e o que vive.
  7. Feliz é educador que promove uma ação educativa fundamentada no diálogo levando em conta os anseios e inquietações juvenis porque assim demonstra ser um educador com os olhos e pés fixos em seu tempo e em sua região.
  8. Feliz, muito feliz será o educador que tem consciência que não somente ensina mas também aprende no ato pedagógico, porque esse aprendeu a lição do grande mestre: ‘ninguém se educa sozinho; todos nos educamos em comunhão’

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]