[email protected]
domsebastiaoarmandogameleira.com

O profeta Isaías, companheiro nosso sempre no Advento, nos traz uma das profecias mais famosas sobre o Messias, a chegada do Emanuel, Deus conosco. A palavra profética tem dois níveis. Um está em relação direta com a realidade histórica de seu tempo. O outro abre-se ao futuro da promessa de Deus. É que na Bíblia os acontecimentos vão abrindo a história sempre para mais além. Nenhum fato atual esgota o que Deus pode fazer por Seu povo. No primeiro nível, é admoestação ao rei Acaz, oito séculos antes de Cristo, que não crê que Deus vá salvar o povo da invasão dos assírios. A ele o profeta anuncia: a princesa está grávida e esse é o sinal de que a dinastia de Davi vai continuar a reger o povo de Judá. O poder assírio não vencerá. Há esperança de futuro. O outro nível é bem mais profundo: quando os discípulos de Jesus relêem o texto e vêem que o menino se chamará “Deus conosco” percebem que a profecia não podia esgotar-se num príncipe terreno. Na verdade, Isaías, em última análise, falava de algo que se referia ao futuro maravilhoso do envio do próprio Filho através do qual Deus estaria conosco de verdade. A Carta aos Romanos e o Evangelho de São Mateus são como comentários da profecia, atestam que só em Jesus é que a palavra se realizou, só n’Ele é que Deus está definitivamente conosco.

Salmo 24
Isaías 7:10-17
Romanos 1:1-7
Mateus 1:18-25

Texto para Meditação
“Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e dar-lhe-á o nome de Emanuel” Isaías 7:14

Intercessão
Oremos pelas crianças, vítimas inocentes do sistema iníquo, cada qual delas é promessa de futuro.

Obs: O Autor é Bispo Emérito da Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB….
É Teólogo e Biblista
Assessor do CEBI, de lideranças de Comunidades Eclesiais de Base e de Escolas de Fé e Política

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]