([email protected])

UM CAUSO DE JOVENS SALESIANOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA

UM JOGO DE FUTEBOL INUSITADO

Corria o ano de 1967 ou 68 e fazíamos filosofia na faculdade salesiana de São João Del Rei, uma cidade de Minas da Inspetoria de Belo Horizonte. Os estudantes salesianos tinham uma boa equipe de futebol de campo e de futebol de salão inclusive com alguns destaques: Pe. Bosco, Pe. Pedro Scaramussa que era titular do Minas, uma equipe local, Pe. Marreco, Tarcísio Scaramussa atual bispo de Santos e outros; Mas estes não eram atores  do causo atual. São João Del Rei tinha 3 times que disputavam o campeonato regional: Minas,  América e Atletic, cada qual com seu campo. Nossa equipe foi convidada, num domingo a enfrentar a equipe de juvenil do Minas:  Lembro alguns nomes de nosso time: Amilton  no gol, João Alves e eu com certeza; os demais podiam ser: Lucimar, Carlos Alves, Mauri, José Tarcísio, Felipe, Edmar e outros, não tenho certeza da escalação. Outra certeza que tenho é que jogamos muito bem  e goleamos o Minas por 6 X 1; gol contra de João Alves confirmado por Amilton. Acostumado a marcar, fiz 3 nesse jogo jogando de ponta direita. A torcida na arquibancada se referia a esse jogo dizendo: – É o Minas contra o time dos padres. Após o jogo os comentários continuaram empolgados pelo resultado. Na saída do campo ainda escutei  um torcedor explicando para outro, o motivo da goleada: – Também pudera! são jovens, não fumam, não bebem e não saem com mulher.

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I