([email protected])

UM CAUSO DE JOVENS SALESIANOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA

UM JOGO DE FUTEBOL INUSITADO

Corria o ano de 1967 ou 68 e fazíamos filosofia na faculdade salesiana de São João Del Rei, uma cidade de Minas da Inspetoria de Belo Horizonte. Os estudantes salesianos tinham uma boa equipe de futebol de campo e de futebol de salão inclusive com alguns destaques: Pe. Bosco, Pe. Pedro Scaramussa que era titular do Minas, uma equipe local, Pe. Marreco, Tarcísio Scaramussa atual bispo de Santos e outros; Mas estes não eram atores  do causo atual. São João Del Rei tinha 3 times que disputavam o campeonato regional: Minas,  América e Atletic, cada qual com seu campo. Nossa equipe foi convidada, num domingo a enfrentar a equipe de juvenil do Minas:  Lembro alguns nomes de nosso time: Amilton  no gol, João Alves e eu com certeza; os demais podiam ser: Lucimar, Carlos Alves, Mauri, José Tarcísio, Felipe, Edmar e outros, não tenho certeza da escalação. Outra certeza que tenho é que jogamos muito bem  e goleamos o Minas por 6 X 1; gol contra de João Alves confirmado por Amilton. Acostumado a marcar, fiz 3 nesse jogo jogando de ponta direita. A torcida na arquibancada se referia a esse jogo dizendo: – É o Minas contra o time dos padres. Após o jogo os comentários continuaram empolgados pelo resultado. Na saída do campo ainda escutei  um torcedor explicando para outro, o motivo da goleada: – Também pudera! são jovens, não fumam, não bebem e não saem com mulher.

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]