([email protected])

AULA DE CIÊNCIAS COM PE. ANTÔNIO VIET

Em 1961, nossa turma de aspirantes fazia a sexta série do ginasial, assim chamado na época. Português, matemática e latim a gente tinha todos os dias enquanto que outras disciplinas como , história, geografia, ciências e outras,  algumas vezes na semana, sendo que na quinta feira não havia aula pois uma parte do dia era destinada a  passeio comunitário por lugares próximos ao aspirantado.  As aulas eram sempre no período da manhã e  estudo era muito puxado de tal forma que aspirantes que deixavam o seminário não necessitavam de cursinho para se submeter a concursos e quase sempre eram muito bem sucedidos. Nosso  professor de ciências era um salesiano idoso, alemão chamado Pe. Antônio Viet (pronuncia-se fit) e dava aula gesticulando e imitando a realidade do que ia narrando;  Licínio Sampaio era um dos alunos da turma,  sentava na frente e numa carteira bem próxima à mesa do professor. Em certa ocasião Pe. Viet estava falando sobre a decomposição de  certos materiais orgânicos e deu o exemplo da mandioca. Dizia: – Vejam a mandioca; você a coloca num pote com água e após 3 dias (nesse exato momento Licínio deixou escapar um pum involuntário mas que foi escutado por todos) está fedendo! E repetiu: está fedendo!. Pense numa zona silenciosa! Não podíamos rir em respeito ao professor idoso e até hoje não sabemos se ele escutou o famoso escape.

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]