([email protected])

AULA DE CIÊNCIAS COM PE. ANTÔNIO VIET

Em 1961, nossa turma de aspirantes fazia a sexta série do ginasial, assim chamado na época. Português, matemática e latim a gente tinha todos os dias enquanto que outras disciplinas como , história, geografia, ciências e outras,  algumas vezes na semana, sendo que na quinta feira não havia aula pois uma parte do dia era destinada a  passeio comunitário por lugares próximos ao aspirantado.  As aulas eram sempre no período da manhã e  estudo era muito puxado de tal forma que aspirantes que deixavam o seminário não necessitavam de cursinho para se submeter a concursos e quase sempre eram muito bem sucedidos. Nosso  professor de ciências era um salesiano idoso, alemão chamado Pe. Antônio Viet (pronuncia-se fit) e dava aula gesticulando e imitando a realidade do que ia narrando;  Licínio Sampaio era um dos alunos da turma,  sentava na frente e numa carteira bem próxima à mesa do professor. Em certa ocasião Pe. Viet estava falando sobre a decomposição de  certos materiais orgânicos e deu o exemplo da mandioca. Dizia: – Vejam a mandioca; você a coloca num pote com água e após 3 dias (nesse exato momento Licínio deixou escapar um pum involuntário mas que foi escutado por todos) está fedendo! E repetiu: está fedendo!. Pense numa zona silenciosa! Não podíamos rir em respeito ao professor idoso e até hoje não sabemos se ele escutou o famoso escape.

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I