www.mariainezdoespiritosanto.com

Sou uma missivista. Uma pessoa epistolar, como me disse um grande amigo. Desde menina, adorava ir aos correios postar cartas. E sempre aguardei o carteiro com ansiedade, que se transformava em alegria, mal tinha nas mãos a correspondência que me trazia.

Na adolescência curtia melhor ainda: escrevia lá mesmo, na grande agência da antiga Av. 15 de Novembro (hoje Rua do Imperador), em Petrópolis, sentada nas grandes escrivaninhas que ficavam à disposição dos usuários. E gostava de usar selos, mesmo depois que passaram a querer nos impor as máquinas certificadoras.

Ainda hoje, apesar de usar muito a Internet, escrevo cartas manuscritas, endereço os envelopes e vou aos Correios levando-as, como que buscando diminuir a distância que existe entre mim e os destinatários. É um ritual que me lembra a menina escrevinhadora que fui, e que sempre me renova a crença na boa comunicação interpessoal.

Pois pensando nisso tudo, recebo a notícia da privatização dos Correios com imensa tristeza. Acredito que o Brasil conseguiu manter um serviço de correios muito bom, até aqui e que lá se vai mais uma empresa séria, engolida pelos canalhas que transformam tudo em matéria descartável.

Uma coisa a mais que me afasta da esperança… 05.08.21

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]