www.mariainezdoespiritosanto.com

Sou uma missivista. Uma pessoa epistolar, como me disse um grande amigo. Desde menina, adorava ir aos correios postar cartas. E sempre aguardei o carteiro com ansiedade, que se transformava em alegria, mal tinha nas mãos a correspondência que me trazia.

Na adolescência curtia melhor ainda: escrevia lá mesmo, na grande agência da antiga Av. 15 de Novembro (hoje Rua do Imperador), em Petrópolis, sentada nas grandes escrivaninhas que ficavam à disposição dos usuários. E gostava de usar selos, mesmo depois que passaram a querer nos impor as máquinas certificadoras.

Ainda hoje, apesar de usar muito a Internet, escrevo cartas manuscritas, endereço os envelopes e vou aos Correios levando-as, como que buscando diminuir a distância que existe entre mim e os destinatários. É um ritual que me lembra a menina escrevinhadora que fui, e que sempre me renova a crença na boa comunicação interpessoal.

Pois pensando nisso tudo, recebo a notícia da privatização dos Correios com imensa tristeza. Acredito que o Brasil conseguiu manter um serviço de correios muito bom, até aqui e que lá se vai mais uma empresa séria, engolida pelos canalhas que transformam tudo em matéria descartável.

Uma coisa a mais que me afasta da esperança… 05.08.21

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I