Dasilva 1 de setembro de 2021
  1. A palavra cultura tem sido usada para falar de artes teatro, música, literatura, dança, artesanato, desenho, pintura, poesia… Mesmo se a pessoa entende as coisas da vida, se não sabe ler, se diz que não tem cultura…
  2. Cultura é o contrário de natura. Fruto na mata é natural, plantado é cultura – agricultura; peixe no rio é natural, criado no viveiro é cultura: piscicultura; mel de abelha na árvore é natural, na caixa é cultura: apicultura….
  3. Cultura é tudo que se cultiva para suprir uma necessidade material, mental, espiritual. Cultura é transformar o natural em benefício das pessoas. Assim, mesa, construção, religião, escola, livro, nação…tudo é cultura.
  4. Nascer macho ou fêmea é natural; vestir calça ou saia, ter o cabelo comprido ou curto, é cultura. Comer é natural, cozinhar é cultura. Diferença entre as pessoas é natural, a desigualdade é cultural, é coisa criada.
  5. É preconceito dizer que uma pessoa letrada é culta e o indígena ou a analfabeta é inculta. A linguagem, tradições, costumes… não são naturais, são cultivadas. Então, se foi construído pode ser desconstruído e reconstruído.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]