Dasilva 15 de setembro de 2021
  1. Amar é ajudar o próximo a se desenvolver, movido pelo sonho da pátria feliz, fraterna e livre. Por lucro e poder, as palavras amor, caridade, solidariedade… são esvaziadas e confundidas com pena e piedade para atrair fãs para um famoso, fieis para uma seita, eleitor para um candidato, cliente para uma empresa.
  2. Compaixão é colocar-se no lugar da outra pessoa. Nessa compreensão intelectual e afetiva é impossível ser feliz sozinho. O bem individual traz o dever de cuidar do outro. A misericórdia se indigna contra o abandono, a dor, a violência, a discriminação. Atende e busca, com o explorado, reconstruir a sua dignidade.
  3. Amar não é mais que gostar ou ser o “bonzinho” com o coitado. A fome tem cara de bicho, a doença dói, o desemprego traz desespero, a violência traumatiza, a depressão pede atenção… tudo tem pressa de assistência e acolhimento. Diante dessa situação é urgente a assistência social pública e a ajuda humana.
  4. A empatia junto com o cuidado, exige revelar a raiz da pobreza e comprometer quem ajuda e quem recebe, pois, a simples esmola ou enche de vergonha ou vicia o cidadão. Procura dar o peixe ao faminto, ensiná-lo a pescar para resgatar a dignidade e, convencê-lo a retomar o lago que já é propriedade de poucos.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I