https://www.facebook.com/paulorubemsantiago/
https://www.instagram.com/prof.paulo_rubem_santiago/

Diariamente, um volume gigantesco de mentiras e de manipulação das informações é publicado e noticiado pelos meios de comunicação na área da economia.

Legisladores, governantes, empresários, analistas financeiros, jornalistas, entre outros, fazem parte do time da fraude e da manipulação nessa área. Óbvio, há excessões. Poucas, muito poucas.

São frases de efeito, expressões usadas repetidas vezes, números distorcidos, chavões, acompanhados de promessas e mais promessas de bons resultados, como empregos, crescimento econômico e coisas do gênero.

Quando ouvir isso desconfie.

Uma das estratégias mais sofisticadas usadas para a acumulação de riquezas é a difusão de mentiras e a manipulação das interpretações acerca dos fatos econômicos.

Sem dúvida a maioria das expressões e caminhos apontados por esse time diante dos fatos é falsa e visa apenas atender aos seus próprios interesses. Você já ouviu isso: Ajuste fiscal, austeridade fiscal, estabilidade monetária, sem nunca explicarem o que está por trás nem quem arca, de fato, com as consequências dessas medidas.

Não construa seus argumentos a partir disso.

Não caia nessas armadilhas.

Cheque suas fontes de informação em economia. Há excelentes fontes não vinculadas aos bancos e grupos financeiros.

Pesquise, pergunte, procure, estude. 09.02.21

Obs: O autor é professor (Centro de Ciências da Saúde-UFPE), Mestre em Educação pela UFPE e Doutorando em Educação.
Foi Deputado Federal da Comissão de Seguridade Social e Família, autor da Emenda que destinou 50% do fundo dos royalties do pré-sal para a educação e saúde em 2013.

Criador e 1º. Coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção (2004)
Na Câmara Federal foi autor da PEC 162, propondo o Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]