([email protected])

Segue um CAUSO do tempo de seminário

Era o ano de 1970 em São João Del Rei MG, era seminarista e fazia o 4º ano de filosofia e o 3º de pedagogia; o 4º ano era de manhã e somente com os seminaristas mas o curso de pedagogia era de noite com o pessoal externo da faculdade; a maioria do pessoal da noite era de mulheres; homens quase somente os seminaristas. Num intervalo da aula da noite, Antonieta (uma evnagélica que morava no colégio das irmãs salesianas) puxa uma cadeira e se senta ao meu lado; tem na mão um papel em branco e diz: – Moura vou fazer aqui um desenho pra você interpretar; respondi: – combinado. Então ela desenhou bem grande        BU + (o desenho de uma seta feito à mão)   dizendo interprete; timidamente eu comecei   BUUUUU-seta; ela dizia Moura mais alto; a classe inteira quase silenciosa olhava pra mim e eu, quase gritando continuava BUUUUU-seta; Antonieta continuava: mais alto ainda, vai vai! E eu sem nada entender mandava brasa: BUUUU-seta. Não entendia porque todos riam e olhavam prá mim. Desconfiado, depois que tudo passou, me aproximei de Rui Feitosa e, baixinho perguntei prá ele por que riam; ele respondeu: BUUUU-seta é o nome do órgão genital feminino; eu não sabia; no seminário ninguém nunca me falou; eu conhecia o outro nome. Pense na vergonha que passei!

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I