São os estudos teológicos sobre São José. #SãoJosé é um dos meus santos mais queridinhos, então, aproveitando que estamos ainda no mês em que celebramos sua memória e no #AnodeSãoJosé convocado pelo #PapaFrancisco, achei que seria legal trazer uma curiosidade sobre os lírios que costumam estar presentes nas representações deste santinho.

A tradição do bastão de São José, no qual se encontram os lírios, vem do Proto-Evangelho de Tiago, também conhecido como o Evangelho da Natividade de Maria. Este Evangelho é um #apócrifo, quer dizer que não entra no cânon da Bíblia e por isso deve ser interpretado com cautela (apesar de que, convenhamos, até o cânon da Bíblia precisa ser interpretado com cautela, ainda mais nos dias de hoje com tanto fundamentalismo!) Há um certo tom de lenda áurea nos apócrifos que é muito interessante e que repercute em diversas tradições e crenças ainda presentes no cristianismo hoje.

Neste caso específico sobre o bastão de São José e a tradição dos lírios, é por causa do seguinte trecho do Proto-Evangelho de Tiago (cap. 8-9):

“Entretanto, quando completou doze anos, os sacerdotes se reuniram e disseram: ‘Maria atingiu os doze anos no Templo. O que devemos fazer para que ela não macule o Santuário?’ Então disseram ao sumo sacerdote: ‘O altar está a tua disposição. Entra e ora por ela pois o que o Senhor te revelar, isso será o que deveremos fazer’.

O sumo sacerdote colocou então o manto com as doze sinetas, adentrou ao santo dos santos e orou por ela. Mas eis que um anjo do Senhor lhe apareceu e disse: ‘Zacarias, Zacarias! Sai e chama todos os viúvos do povoado; que cada um traga um bastão e a quem o Senhor mostrar um sinal, este será o seu esposo’. Então os mensageiros percorreram toda a Judéia e se apresentaram ao soar da trombeta.

José separou seu bastão e se reuniu aos demais [viúvos]. Então cada um pegou seu bastão e foram procurar o sumo sacerdote. Este pegou todos os bastões e, adentrando ao Templo, pôs-se a orar. Ao concluir as orações, pegou os bastões e devolveu-os aos seus respectivos donos, mas em nenhum deles manifestou sinal algum. Contudo, quando José pegou o último bastão, uma pomba saiu dele e pôs-se a sobrevoar-lhe a cabeça. Então o sacerdote disse: ‘A ti caberá receber sob teu teto a Virgem do Senhor.'”

Mas cadê os lírios? Daí que vem a curiosidade: este trecho do Proto-Evangelho de Tiago foi interpretado junto a Nm 17,16-26, onde o Senhor diz a Moisés que das 12 varas representando as casas patriarcais, a que florescesse seria sinal para saber qual o chefe escolhido por Deus para ser custódio do tabernáculo. A vara de Aarão, da casa de Levi, produziu brotos e flores de amêndoas… joga no Google “amendoeira” pra ver como a flor de amendoeira é parecida com o lírio! José então, pelo sinal da pomba que saiu da vara, é também o escolhido por Deus para cuidar do mais precioso tabernáculo: Maria, tabernáculo de Cristo.

Confesso que eu não sei bem como e quando o lírio começou a ser usado nas representações josefinas, mas tanto a flor de amendoeira quanto o lírio têm significados mais profundos: lírio é sinal de pureza e amendoeira em hebraico significa ‘vigilante’.

Por último eu não podia deixar de mencionar meu carinho especial à essa tradição dos lírios devido ao fato de que o meu nome, Suzana, em hebraico deriva da palavra ‘lírio’ (Suzana: שׁוֹשַׁנָּה. lírio: שׁוֹשָׁן)

Obs: Suzana Moreira é mestra em Teologia Sistemático-Pastoral e bacharel em Teologia pela PUC-Rio. É Animadora Laudato Si’ pelo Movimento Católico Global pelo Clima e integrante da TeoMulher, rede de teólogas e cientistas da religião feministas. Ela trabalha como tradutora e intérprete de português, inglês e espanhol, e pesquisa sobre teologia latino-americana, teologia do corpo, ecoteologia e teologia feminista. Atua no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter como Suzi Teóloga ajudando a divulgar conteúdo teológico de maneira acessível e atrativa.

YouTube: https://youtube.com/SuziTeóloga

Instagram: https://www.instagram.com/suzitheologian

Facebook: https://www.facebook.com/suzitheologian

Twitter: https://twitter.com/SuziTheologian
Imagem da autora

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]