[email protected]
dirceubeninca.wordpress.com

Como disse meu amigo Edgar Silva Junior, “viver tem sido arriscoso”. Um arrisco total, uma aposta completa e diária, uma luta constante por dias melhores, por saúde para o corpo e para a cabeça, por paz de espírito e justiça social, dignidade humana, diálogo com respeito, democracia radical e vida digna para todos.

Ah como tem sido arriscoso, dificultoso, espantoso, temeroso… E é por isso que não dá para deixar de ser “teimoso”, “resistoso” e amoroso. A santa teimosia (pessoal e coletiva) naquilo que acreditamos e desejamos (como a vacina contra o covid 19/20/21 para [email protected]) nos levará à outra “margem do rio”, nos permitirá sairmos do “túnel”, vencermos a noite escura da tristeza, do sofrimento, do desencanto, da doença, da descrença, do ódio e da violência que pulveriza os ares da existência humana.

A resistência contra toda desesperança, destemperança, insanidade e estupidez deve ser nossa principal bandeira. Resistimos com a força emergente da alegria que somos capazes de produzir, da fé que cultivamos, do diálogo que podemos alimentar, das lutas pelas causas que acreditamos.

Como dizia o poeta maranhense Gonçalves Dias: “Não chores meu filho, não chores. A vida é luta renhida. Viver é lutar”. Deus nos ajude a viver e a lutar pela vida, mesmo quando nossos companheiros/as, familiares e irmãos de caminhada tombam à nossa frente. Avante. Ainda há vida a ser vivida!!!

Obs: O autor é Doutor em Sociologia, pós-doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I