https://www.profmarcelcamargo.com/
https://www.facebook.com/profmarcelcamargo
https://www.instagram.com/profmarcelcamargo/

Fama, riqueza, sucesso, cargo, nenhum deles estraga a pessoa, apenas trazem à tona o que ela cultiva dentro de si, sob sorrisos falsos e gentilezas orquestradas.

Não é de hoje que a gente assiste aos valores se distorcerem, inverterem-se, virarem de ponta cabeça. Todos sabemos que a ética deve pautar nossas ações e nossos comportamentos onde estivermos, porém, ao longo do caminho, muitas pessoas se perdem daquilo que aprenderam como o certo, na busca por aquilo que pensam serem focos de felicidade.

 Conviver em sociedade requer que tenhamos algumas atitudes e comportamentos pensados e articulados previamente. Em muitos momentos, temos que agir não exatamente como gostaríamos, porque a situação assim o pede, porque, naquele contexto, é o correto a se fazer. Existem certas normas de conduta em determinados espaços públicos, no trabalho, ou seja, adequar a linguagem, a postura, o tom de voz, será necessário em vários setores de nossas vidas.

 Da mesma forma, ao nos relacionarmos com as pessoas, já não se tratará somente de nós, mas outras vidas estarão envolvidas, outros pontos de vista, outros sentimentos enfim. Ou seja, ter essa consciência de que nossas ações atingem outros indivíduos e que olhar além de nós mesmos é um exercício diário nos tornará aptos a sermos empáticos, tolerantes e pacíficos, o que é uma carência universal nos dias de hoje.

 Infelizmente, algumas pessoas não conseguem conviver com o outro, porque, para elas, o outro nem existe, o outro não é digno de ser notado, pois o que vale tão somente é o que elas pensam, querem, falam. Vivem em solilóquios, tapando os olhos e ouvidos ao que não lhes interessa. Apenas querem alcançar os próprios objetivos, a qualquer preço, custe o que custar. Não importam escrúpulos, sentimentos alheios, dores que não forem suas.

 O pior é que essas pessoas, ainda assim, conseguem atuar e protagonizar personagens solidárias, simpáticas e agradáveis, junto àqueles que possam lhes oferecer o que querem. São capazes de enganar, de articular, de se aproximarem das pessoas que importam, com uma incrível habilidade teatral digna de prêmio. Mas, assim que alcançam os seus objetivos, mostram quem verdadeiramente são, deixando aquela plateia que os aplaudia atônita, incrédula, estupefata.

 Por isso, quando dizem que fulano mudou muito depois que subiu na vida, saiba que não houve mudança alguma, apenas se fecharam as cortinas da peça. Fama, riqueza, sucesso, cargo, nenhum deles estraga a pessoa, apenas trazem à tona o que ela cultiva dentro de si, sob sorrisos falsos e gentilezas orquestradas. Corações bons não mudam de acordo com a oportunidade. 20 de junho de 2021

Obs: O autor é graduado em Letras e Mestre em “História, Filosofia e Educação” pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica.

Imagem gratuita de Austin Distel, retirada do unsplash.com

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]