[email protected]

1 – Domingo da tempestade acalmada
Marcos 4,35-41

 Viver a fé em meio à diversidade e às adversidades… viver a identidade cristã em meio às diferenças e até às contradições, eis a grande oportunidade que Deus hoje nos oferece.
Como “discípulos missionários”, como “discípulas missionárias”, estamos na mesma barca com Jesus, mas muitas vezes, ele parece dormir, e nos sentimos abandonados, no meio da borrasca e do mar revolto.
A celebração dominical, no Dia do Senhor, nos propicia o encontro com aquele que dormia e acordou, que morreu e ressuscitou. Eis o Mistério da Fé!
Jesus vem acalmar-nos pela sua palavra firme, cheia de luz e poder. Ele vem alimentar-nos com o Pão da Vida e encorajar-nos com o Vinho da Salvação.
Ele está conosco, o Eterno Companheiro em meio a todas as crises e angústias, frente a todos os embates da missão.
E o nosso canto, ora sofrido, ora vibrante, ora “loa”, ora “lamento”, será fonte de consolação, de conforto e de encorajamento, nas vicissitudes do dia-a-dia.
Concretamente:
– estamos firmes na luta contra o atraso e a lentidão na vacinação?…
– estamos firmes na luta pelo respeito às medidas de distanciamento social, do uso de máscara e dos cuidados de higiene?…
– estamos firmes na luta pelo AUXÍLIO EMERGENCIAL de no mínimo R$ 600,00, agora durante a pandemia, e pela RENDA BÁSICA MÍNIMA UNIVERSAL futuramente?
– estamos firmes na defesa da maior empresa estatal brasileira, a PETROBRÁS, contra a cobiça das grandes corporações e seus testas de ferro?…
– estamos firmes na luta contra a privatização da ELETROBRÁS, e o risco de ver o preço da energia encarecer cada vez mais, e as populações mais distantes ficarem sem cobertura de energia elétrica?
– estamos firmes na luta pelo fim desse governo genocida?…

 Como cristãos e cristãs, estamos navegando, com todo o povo, em meio a um mar agitado e ameaçador, mas a fé num
Deus-Companheiro nos deve manter firmes e confiantes

2 – DOMINGO DA MULHER E DA MENINA – DOMINGO DA FÉ
Marcos 5,21-43

Na entrada da catedral de uma certa Arquidiocese, um certo dia, alguém se deparou com um cartaz onde estava escrito: OS PADRES DESTA IGREJA NÃO FAZEM MILAGRES! Subentendido: eles precisam de dinheiro para mantê-la… Ainda bem que se tratava apenas de um local de culto. Porque se fosse da Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus, que o aviso estivesse falando, estaria negando a identidade mesma da Igreja de Cristo.
Sim, pois Igreja, se for a de Jesus, existe para fazer os milagres acontecerem. Essencialmente, “milagre”, algo maravilhoso, é todo gesto capaz de tirar alguém da solidão, da opressão, da exclusão e da morte, sobretudo quando tudo parece impossível.
Onde algo parecido, ao longo da semana, andou acontecendo, aí Deus esteve passando; o Espírito, atuando; o Cristo, ressuscitando!
De um lado, a esperança de quem crê que “o impossível” possa acontecer. Do outro, a solidariedade de quem quer, a todo custo, ver a vida prevalecer.
E a celebração dominical nada mais será que o momento privilegiado de professar a fé, apostando na causa da Vida e no poder da solidariedade, que é a face humana do Poder de Deus… É o momento feliz de cantar e dar graças ao Senhor, “porque ele é bom, e eterno é seu amor!”… o momento decisivo de comprometer-se com as doenças, as dores e o luto da humanidade

“NÃO TENHA MEDO. APENAS CREIA!”

Um ano e meio de pandemia… As manifestações de 29 de maio e 19 de junho, por si só, demonstram, ao mesmo tempo, que o povo não aguenta mais ver tanto sofrimento, tanta falta de governo, tanto desgoverno, e que o povo crê no poder da mobilização, da união, da luta pela causa da Vida… Não seriam resultados imediatos, “milagres”, que, de repente, num dia só, a Operação Lava-Jato se comprove como uma grande farsa… O criminoso Ministro do Meio Ambiente se demita… E a CPI do Senado comece a descobrir a monstruosa corrupção em que está envolvido o Presidente da República e sua equipe, justamente na compra das vacinas?… CRER é isso aí, correr atrás, na certeza esperançosa de que quem luta a favor da Vida, a bem do Povo, vai ver os milagres acontecerem: Deus está conosco!

Obs: REGINALDO VELOSO, presbítero leigo das CEBs (essa é minha condição eclesiástica atual, o que me deixa particularmente feliz)
– Membro do MTC (Equipe Maria Lorena – Recife)  (terminou meu “mandato” como “Assistente Regional”)

Vídeos enviados pelo autor.  

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]