[email protected]
www.djaniragamboa.blogspot.com.br
Brincando no quintal desenterro botões coloridos chaves minúsculas de algum baú de segredos, pedaços de uma caixinha de música onde uma bailarina dançava me causando inveja. Moedas encontrei muitas. Porcelanas de Limoges aos cacos. Nas flores pintadas um toque de adeus às relíquias quase mortas que compunham as mesas com os cristais de bacará e o orgulho de gerações perdidas. Em cacos se transformaram, apenas cacos, restos mortais de uma dinastia que nunca bebeu água em caneca de alumínio nem comeu em prato de barro tornando ao nada apesar das porcelanas e dos cristais.
Mergulhando fundo nos mistérios da alma encontramos as peças dos nossos quebra cabeças: retalhos coloridos, louças quebradas, cristais partidos. Peças de um jogo: cavalos, reis e peões, torres e bispos. Terminado o jogo vão todos para dentro de uma mesma caixa. Sem distinção, sem privilégios.
E aqui estamos, apesar das nobrezas e das riquezas, das diferenças e das divergências, prontos para, no final do jogo, dormirmos juntos.
Obs: A autora é poetisa, escritora contista, cronista, ensaísta brasileira.
Faz parte da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia Recifense de Letras, Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, Academia Pesqueirense de Letras e Artes , União Brasileira de Escritores – UBE – Seção Pernambuco
Autora dos livros: Em ponto morto (1980); A magia da serra (1996); Maldição do serviço doméstico e outras maldições (1998); A grande saga audaliana (1998); Olho do girassol (1999); Reescrevendo contos de fadas (2001); Memórias do vento (2003); Pecados de areia (2005); Deixe de ser besta (2006); A morte cega (2009). Saudade presa (2014)
Recebeu vários prêmios, entre os quais:
Prêmio Gervasio Fioravanti, da Academia Pernambucana de Letras, 1979
Prêmio Leda Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras, 1981
Menção honrosa da Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1990
Prêmio Antônio de Brito Alves da Academia Pernambucana de Letras, 1998 e 1999
Prêmio Vânia Souto de Carvalho da Academia Pernambucana de Letras, 2000
Prêmio Vânia Souto de Carvalho da Academia Pernambucana de Letras, 2010
Prêmio Edmir Domingues da Academia Pernambucana de Letras, 2014