Rejane Menezes 15 de junho de 2021

[email protected]

Maria tem 18 anos, faz o último ano do nível médio e, depois de muita tentativa e desistência, conseguiu seguira adiante com uma dieta. Já perdeu 12 quilos e está muito animada. Sábado, aniversário da melhor amiga, não seria um problema. Levaria uma caixinha com morangos, beberia água e se divertiria com a turma. Mas, com o passar da noite e das bandejas, exalando cheiro de coxinhas, o pessoal falava, vai, come, só hoje, tem problema não. Maria tentou resistir, mas, terminou por entregar os pontos e pegou uma coxinha. E salgadinho de queijo. E cachorro-quente e… na hora dos doces, por que não comer um?

E Maria pensava com aquele sentimento de culpa que só quem faz dieta e quebra sabe do que estou falando: tem, problema não. Amanhã eu volto para a dieta e pronto.

Mas a mãe da amiga fez um pratinho para Maria levar para a sua mãe. Na verdade, um depósito plástico enorme, com tudo de bom e mais alguma coisa. Daí, na segunda-feira, quando maria foi pegar uma fruta para lanchar, se deparou com aquele monte de comidas da festa, lembrando a ela o sabor de tudo que comera no dia anterior. E pensou: tem problema não. Amanhã eu volto a fazer a dieta. Pois é, já faz mais de seis meses e Maria ainda não retomou a dieta. Parece que sair um pouquinho ou muito, é a mesma coisa. Tem problema sim.

Tem também o caso de João que resolveu tomar umas cervejinhas e dirigir, porque afinal, já era de madrugada, as ruas estavam desertas e ele iria devagar. Tem problema não o pessoal falou. E João foi dirigindo. Não avisaram aos postes que ele estava vindo e, mesmo devagar, cochilou e bateu no poste. Tem problema não, estava de cinto, o carro tinha air bag, foram apenas umas costelas quebradas pelo cinto, dois ou três dentes perdidos… Estão vendo que dá usar cinto? Quebrou as costelas com o impacto. Parece que não usar o cinto causa mais problemas. A namorada dele que o diga, que estava dormindo no banco de trás, sem cinto.

Rosinha era a primeira filha do casal. A primeira sobrinha, a primeira neta… cresceu sem ouvir nãos, gritando para conseguir o que queria, chorando e dando escândalos quando era contrariada. Tem problema não, é muito pequena. Quando estiver maior essa fase passa. Rosinha cresceu achando que o mundo estava a seus pés, que todas as pessoas tinham a obrigação de fazer as suas vontades. Quando entrou na adolescência não conseguia aceitar o fato de, na escola, as pessoas não fazerem o que ela mandava. Como não aprendeu a dividir nada, ficava com raiva de quem tirava nota melhor que ela ou de quem tinha mais amigos e amigas. Confusa e irritada, revoltada e cada vez mais agressiva, encontrou nas drogas o caminho para viver outras aventuras. E como não admitia que lhe negassem nada, uma noite, exigindo que lhe desse mais drogas e furiosamente não aceitando um não como resposta, teve uma overdose, a qual sobreviveu por um fio. E a família ficava se perguntando “onde foi que erramos”? Lembram do tem problema não? Pois é.

Assim está acontecendo hoje em dia, em larga escala no Brasil, em relação à pandemia e ao seu descontrole. Vai encontrar com alguém que não mora com você e tira a máscara e abraça? Tem problema não, é da família, é amigo ou amiga do coração. TEM PROBLEMA SIM. Deixa eu falar uma coisa: pessoas queridas também pegam covid. Tenho muitas pessoas queridas que pegaram covid. Várias ficaram em estado grave, foram entubadas. Em dezembro, no dia de Natal, perdi para a covid um grande amigo/irmão. Todas as pessoas que pegaram covid são parentes ou amigas de outras pessoas.

Nesses 15 meses de confinamento, as vezes que saí de casa, conto nos dedos das mãos. Três delas foi para as duas doses da Coronavac e uma para H1N1. Outras duas para votar. Outra para ir ao oftalmologista, com um ano de atraso. Fiz cirurgia de glaucoma há três anos e preciso fazer controle a cada seis meses. E como o primeiro tratamento da covid é com corticoides que são proibidos para quem tem glaucoma, precisava ver como andam as coisas, para prevenir. Afinal são muitos os casos de pessoas vacinadas com as duas doses e que pegaram covid. Porque sabem, tem problema não sair de casa para o shopping ou academia, tirar a máscara um pouquinho… só que tem. Os óbitos e internamentos de pessoas vacinadas são a prova de que TEM PROBLEMA SIM.

Usar a máscara, álcool 70%, lavar as mãos, evitar aglomerações, contatos físicos com familiares e amigos que não estão na mesma casa que a gente, e, mesmo os que moram conosco e saem regularmente, porque precisam trabalhar ou o que seja, também deve ser evitado.

Não cumprir os protocolos é estar abrindo as portas para se contaminar e contaminar outras pessoas. E, ninguém tem o direito de contaminar ninguém. Não usar máscara, não manter o distanciamento social, aglomerar, não importa se dez ou mil pessoas, sair de casa sem ser essencial, é estar contribuindo para a propagação do coronavírus.

Se você não usa máscara, não cumpre os protocolos sanitários e acha que não tem problema, talvez, quando estiver sendo sedado e entubado, você descubra que TINHA PROBLEMA SIM!

Obs: A autora é jornalista,  blogueira e Assessora de Comunicação

e-mail: [email protected]
http://jornaloporta-voz.blogspot.com/

website – www.jornalistasweb.com.br

 misturadeletras.wordpress.com.br

Imagem da autora é um card feito no aplicativo Canvas, gratuitamente.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]