([email protected])

O FUMO TÁ ENTRANDO*

Quando eu (ainda seminarista)fui assistente em Carpina, no ano de 1971, o catequista do externato era o italiano Pe. Leonardo Donno. Antes dos alunos se dirigirem às salas de aula, era costume reunirem-se na capela, fazer uma oração e, a seguir um bom dia e alguns avisos. Quem fazia isso tudo era o Pe. Donno e o bom dia geralmente era dado pelo diretor do Colégio que na época era o Pe. Guimarães. Nesse dia os avisos foram dados pelo Pe. Donno. Todos sabem que o cigarro na escola era proibido e havia vários alunos fumando pelos cantos dos muros do colégio. Foi o suficiente para o Pe. Donno chamar a atenção dos alunos sobre esse problema. Pois bem, na Igreja o Pe. Donno deu o seguinte aviso para todos os alunos: “ Meus caros jovens, meus caros jovens! Eu quero dizer para vocês que nessa escola o fumo está entrando; e repetiu o fumo está entrando”. O que se viu na capela foram os jovens sufocando a boca com a palma da mão para não rir, maldando as palavras do padre. E eu também.

*CAUSO DO SALESIANO DE CARPINA

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I