([email protected])

O FUMO TÁ ENTRANDO*

Quando eu (ainda seminarista)fui assistente em Carpina, no ano de 1971, o catequista do externato era o italiano Pe. Leonardo Donno. Antes dos alunos se dirigirem às salas de aula, era costume reunirem-se na capela, fazer uma oração e, a seguir um bom dia e alguns avisos. Quem fazia isso tudo era o Pe. Donno e o bom dia geralmente era dado pelo diretor do Colégio que na época era o Pe. Guimarães. Nesse dia os avisos foram dados pelo Pe. Donno. Todos sabem que o cigarro na escola era proibido e havia vários alunos fumando pelos cantos dos muros do colégio. Foi o suficiente para o Pe. Donno chamar a atenção dos alunos sobre esse problema. Pois bem, na Igreja o Pe. Donno deu o seguinte aviso para todos os alunos: “ Meus caros jovens, meus caros jovens! Eu quero dizer para vocês que nessa escola o fumo está entrando; e repetiu o fumo está entrando”. O que se viu na capela foram os jovens sufocando a boca com a palma da mão para não rir, maldando as palavras do padre. E eu também.

*CAUSO DO SALESIANO DE CARPINA

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]