[email protected]
domsebastiaoarmandogameleira.com

Estevão está no tribunal. Corajosamente faz a análise da história do povo. Desmascara o sentimento elitista de que são “eleitos” de Deus, por isso desprezam os outros povos como impuros, inferiores. Chega o momento crucial. No deserto Deus não se achava no templo. Era qual peregrino, acompanhando Seu povo. A “tenda da presença” era só um sinal, construída à imitação de modelo “celestial”. Só depois é que os reis quiseram construir santuário para
“fixar” Deus junto a seus palácios. O poder pretende a legitimação do sagrado, a religião a seu serviço. A palavra profética, porém, renova sempre a denúncia: “O Altíssimo não habita em casa feita por mãos humanas… que casa construirão para Mim¿” É significativo que no v 41 se relembre o bezerro de ouro e se diga: “Ofereceram sacrifício ao ídolo…a obra de suas mãos”. Estêvão faz uma ligação clara entre o “ídolo, obra de suas mãos” e “casa feita por mãos humanas”. A Igreja sempre corre risco de ser apenas “casa feita por mãos humanas”, na qual se espelha nosso próprio rosto, ídolo, sagrado construído só para legitimar nosso sistema de vida…
*Atos 7, 44-8,1

Obs: O Autor é Bispo Emérito da Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB….
É Teólogo e Biblista
Assessor do CEBI, de lideranças de Comunidades Eclesiais de Base e de Escolas de Fé e Política

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I