neipies.com

Os tempos de pandemia tornaram-se mais exigentes aos pais e mães com relação ao acompanhamento e quanto ao papel dos mesmos na educação. Longe de substituírem professores e professoras, sua presença e acompanhamento na rotina de estudos e  na evolução dos conhecimentos dos estudantes tornou-se indispensável.

A pressa da volta às aulas, num contexto ainda incerto e inseguro quanto à disseminação do Novo Coronavírus, revela, sobretudo, a necessidade que as crianças, adolescentes e jovens possuem de socialização na escola, o que representa uma função educativa muitas vezes negligenciada pela comunidade ou pela própria escola. Mas precisamos ressignificar esta presencialidade na escola. Faremos isso?

Sueli Ghelen Frosi, da Escola de Pais do Brasil, reflete, em vídeo exclusivo ao site www.neipies.com sobre como se tornou mais sofisticado o papel dos pais e das mães na educação. Ela também afirma que pais e mães sempre são educadores e que devem ser parceiros da escola para a humanização dos filhos. Os filhos são educados pela linguagem, pelas emoções, pelo respeito e pelos exemplos.

Neste vídeo, já visto por quase 20 mil pessoas, Sueli esclarece o quanto a família é importante na formação educacional das crianças e adolescentes.

Assista: https://youtu.be/LJTBoRNPkBU?t=155

Cláudio Ely, professor de filosofia e Ensino Religioso e Orientador Educacional pondera aos professores e pais sobre o tipo de ser humano que queremos formar (ou estimular a ser) no ambiente educacional:

“No processo educacional humano, o que significa empenhar a inteligência? Podemos seguir os ditames instintivos da natureza e promover a justiça do mais forte, transformando, assim, a convivência social em campo de batalha e gerando o acúmulo de violência (produção de morte) em todas as áreas da atividade humana.

Ao assumirmos a postura do amor, nos descentralizamos do nosso egoísmo e mergulhamos na transcendência que afeta a todos, possibilitando o bem comum. A pergunta na definição do projeto educacional se impõe: que ser humano queremos ajudar a formar e como afetar a todos (muitos) para que se incluam no projeto proposto?

O afeto a ser veiculado pelo testemunho carrega em si os valores universais do respeito à alteridade, da solidariedade aos mais fracos e necessitados, da gratuidade no serviço ao bem comum, do cuidado do patrimônio social, do empenho pessoal pela justiça social.

Uma palavra aos pais de alunos: o testemunho, ou seja, o exemplo, é a maior dádiva para a saúde integral dos filhos, mas também pode se constituir em força desintegradora do caráter e da personalidade deles (dos filhos)”.

Todos sabemos sobre a importância da parceria entre escola e família se desejarmos uma educação de qualidade para que crianças, adolescentes e jovens assumam progressivamente o protagonismo de sua aprendizagem através da aquisição de autonomia no aprender a conhecer, no aprender a fazer, no aprender a conviver e no aprender a ser. (4 pilares da UNESCO). 01/06/2021

Obs: O autor é professor, escritor e ativista em direitos humanos, desde Passo Fundo, RS

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I