[email protected]
domsebastiaoarmandogameleira.com

São Tomé, Apóstolo

Salmo 66, 67 ou 116, 117
Isaías 11:10-16
Apocalipse 20:11-21:8
Lucas 1:5-25

O profeta alarga seu olhar à universalidade das nações. A ação de Deus não se refere só a um povo, mas todos os povos se acham envolvidos no drama da salvação e na luta de Deus contra as potências que dominam o mundo. O texto indica que o propósito de Deus se realiza não só mediante a religião, mas por muita luta política e social no seio das nações, a ponto de a confusão ser impressionante. O texto de Ap. 20:11-21,8 completa o quadro de Isaías ampliando o horizonte da ação salvadora de Deus com um belíssimo poema. Isto significa que a luta pela transformação do mundo não se pode reduzir ao esforço apenas local. Sem dúvida, temos de lutar a partir de nosso pequeno lugar (família, ambiente de trabalho, município…). Mas temos de pensar e também lutar “globalmente”. A justiça é uma questão internacional. Tudo é um todo articulado. O que acontece num país afeta o mundo inteiro. O Iraque está em nossa sala de visita. Já não há mais isolamento. A opressão é um projeto bem articulado de dominação mundial. Por isso, também as lutas de transformação têm de ser organizadas mediante ações solidárias entre todas as nações. O mundo é um só. Nunca foi tão verdade a palavra “ecumenismo” (todos os povos habitam a mesma “casa”). A Igreja deve ser como “sinal entre as nações” mostrando na prática a possibilidade do amor como unidade nas diferenças.

Texto para Meditação

“Haverá um caminho para o resto do povo…” Apocalipse 20:16

Intercessão

Oremos pelas pessoas que se organizam e lutam corajosamente por um mundo melhor, e pela Igreja.

Obs: O Autor é Bispo Emérito da Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB….
É Teólogo e Biblista
Assessor do CEBI, de lideranças de Comunidades Eclesiais de Base e de Escolas de Fé e Política

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I