[email protected]
domsebastiaoarmandogameleira.com

São Tomé, Apóstolo

Salmo 66, 67 ou 116, 117
Isaías 11:10-16
Apocalipse 20:11-21:8
Lucas 1:5-25

O profeta alarga seu olhar à universalidade das nações. A ação de Deus não se refere só a um povo, mas todos os povos se acham envolvidos no drama da salvação e na luta de Deus contra as potências que dominam o mundo. O texto indica que o propósito de Deus se realiza não só mediante a religião, mas por muita luta política e social no seio das nações, a ponto de a confusão ser impressionante. O texto de Ap. 20:11-21,8 completa o quadro de Isaías ampliando o horizonte da ação salvadora de Deus com um belíssimo poema. Isto significa que a luta pela transformação do mundo não se pode reduzir ao esforço apenas local. Sem dúvida, temos de lutar a partir de nosso pequeno lugar (família, ambiente de trabalho, município…). Mas temos de pensar e também lutar “globalmente”. A justiça é uma questão internacional. Tudo é um todo articulado. O que acontece num país afeta o mundo inteiro. O Iraque está em nossa sala de visita. Já não há mais isolamento. A opressão é um projeto bem articulado de dominação mundial. Por isso, também as lutas de transformação têm de ser organizadas mediante ações solidárias entre todas as nações. O mundo é um só. Nunca foi tão verdade a palavra “ecumenismo” (todos os povos habitam a mesma “casa”). A Igreja deve ser como “sinal entre as nações” mostrando na prática a possibilidade do amor como unidade nas diferenças.

Texto para Meditação

“Haverá um caminho para o resto do povo…” Apocalipse 20:16

Intercessão

Oremos pelas pessoas que se organizam e lutam corajosamente por um mundo melhor, e pela Igreja.

Obs: O Autor é Bispo Emérito da Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB….
É Teólogo e Biblista
Assessor do CEBI, de lideranças de Comunidades Eclesiais de Base e de Escolas de Fé e Política

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]