[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Quando a ditadura militar em 1964 atingiu violentamente o rio com a hidroelétrica de Tucuruí no Pará, Gerou energia falsamente limpa para atender a economia nacional. Mais tarde, o governo Lula da Silva, em submissão ao programa de aceleração da economia, o maldito PAC, destruiu parte do ecossistema do rio Madeira, com duas grandes barragens; em seguida, violentaram os rios Teles Pires e Juruena com uma dezenas de PCHs e centrais hidrioelétricas e assim violentaram os rios Xingu, Tocantins e outros. Tudo em nome do crescimento da economia,.

Por fim, pretenderam violentar o rio Tapajós com sete projetos de barragens. Passaram os governos Lula e Dilma. Entrou o Temer com seu péssimo governo anti Amazônia e agora o grotesco governo Bolsonaro.

Se moradores/as dos rios Madeira, Teles Pires, Tocantins e Xingu pudessem listar as graves consequências que herdaram desses malditos projetos, daria um livro volumoso. Mesmo o tapajós ainda não tenha sido violentado por barragens, mas já muito violentado pelos estragos dos garimpos e não só. Em frente a cidade de Santarém se podem ver o que vem de impactos pela frente.

De acordo com a defesa civil, o nível das águas do Tapajós dão sinais. No dia de ontem, 29, o nível estava com 7 metros e76 centímetros, mesmo com tanta chuva. No mesmo dia 29.04 de 2009 o nível das águas do tapajós eram de 8 metros. Portanto, 12 anos atrás, 24 centímetros a mais. Não se pode duvidar que com 4 grandes barragens no rio Teles Pires e mais 10 barragens no rio Juruena, dois alimentadores de águas no Tapajós, este tende a secar bastante. Se agora está assim, imagine em outubro pleno verão. Adeus Alter do Chão turístico!

Assim, vai diminuir a vida aquática, vai prejudicar as vidas dos que dependem do Tapajós além de atingir muito o meio ambiente. Para o progresso do Brasil talvez, emas danem-se os povos da Amazônia. Até que um dia, boa parte desses brasileiros/as decidam dar um basta, uma nova cabanagem ainda vai surgir.
Editorial RNA – 30.04.2021

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]