[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Bom dia ouvinte, aqui estamos para mais um momento de reflexão sobre situações da vida que tem a ver conosco. Você e eu não podemos ficar indiferentes ao que acontece em nosso redor. Não podemos esquecer que Deus não faz nada por nós, mas tudo conosco. E também, Deus não é responsável por essa pandemia que está agredindo tantas famílias aqui e no mundo todo. Como Deus trabalha nessa crise do corona vírus? É através da ciência que descobre as vacinas e os remédios, dos profissionais dos hospitais que dedicam-se a cuidar dos doentes e também pelos que tem consciência responsável e seguem as regras de cuidados como máscaras e evitando aglomerações. Assim que Deus age na pandemia.

Então, olhemos um fato da semana que nos mostram esse agir de Deus. As pastorais da arquidiocese estão promovendo a solidariedade dos e das cristãs de todas as comunidades, para repartir um pouco do se tem com os que nessa pandemia estão passando fome, ou se alimentando com quase nada. Nós que, mesmo apertados pela carestia e pouca renda ainda temos, ao menos almoço e janta. Porém, ao nosso redor, ou um pouco mais ali, há famílias que estão sem ganhar dinheiro por falta de trabalho, ou tem alguém doente e assim, enganam a barriga com uma só refeição, às vezes só com uma farofa de ovo para os filhos não chorarem de fome.

Assim, a solidariedade de cristãos e pessoas de espírito humanitário, estão aliviando a fome, com cestas básicas. Você já está cuidando disso? Se está complicado a gente reunir na igreja para celebrar, mas a solidariedade real é até mais importante, com ato de fé no Jesus libertador.

Um outro fato da semana para refletirmos, desta vez algo muito triste e escandaloso. Você ouviu falar que os deputados estaduais do Amazonas,  decidiram atribuir o título de “cidadão da Amazônia” ao Presidente da República, Jair Bolsonaro. Votação feita de forma repentina, com 1 1 votos a favor e um contra, no momento em que 12 outros estavam ausentes. Já imaginou? Um presidente que  na mesma semana foi motivo de vergonha internacional no encontro com 40 chefes de países convidados pelo presidente norte americano. Um presidente que por desprezar  a gravidade da pandemia decovid’9, que causou tanto estrago a milhares de famílias de Manaus e do Amazonas. Como podem os senhores deputados eleitos pelo povo amazonense, votarem um mérito amazônico ao homem que fez um discurso na reunião com chefes de nações anteontem, garantindo parar de vez o desmatamento da Amazônia, quando  meses atrás disse abertamente que “o que importa na Amazônia não é o índio e nem “a porra da árvore, mas o minério”. Será que os eleitores de Manaus aplaudem os deputados que prestam homenagem ao homem que é considerado responsável pela falta de vacinas, e oxigênio e de leitos nos hospitais?

Mas olhando a nossa situação aqui no Pará será que está melhor do que os deputados do Amazonas? Quais deles mostraram preocupação e ação para chegar mais vacinas à região? Até agora só receberam a primeira dose 10 de cada 100 paraenses e só os de 70 anos acima, E a juventude quando será vacinada? Enquanto isso, as mortes e internações por covid19 continuam aceleradas. Mesmo as autoridades estarem afrouxando as regras de proteção da vida, as estatísticas continuam assustadoras. Veja: nos primeiros 24 dias de abril morreram 83 pessoas de covid19 em Santarém. E mais assustador, de início de janeiro a 24 deste mês morreram 468 da pandemia, muito mais do que no ano passado todo. Então, ouvinte, não descuide e nem confie nos números anunciados por autoridades.
(Análise da semana Nossa Voz é Nossa Vida 25.04.2021)

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]