Betto Santos 15 de abril de 2021

[email protected]

Lembro que na infância enrolavam panos nas quinas da mesa da sala de jantar para que eu não batesse com a cabeça nelas. Lembro de visitar lugares que hoje me parecem normais e sentir-me ameaçado pela vastidão deles. Traçava linhas imaginárias que, uma vez transpostas, me colocariam ante o misterioso e convidativo território desconhecido. Dava medo, ao mesmo tempo em que era impossível resistir aos encantos dessa jornada exploratória. Nem sabia o que queria – às vezes, até mesmo inventava motivos para avançar – mas sempre estava na caça ao tesouro.

Os lugares que visitei durante a infância hoje chegam a parecer claustrofóbicos, em novas visitas. As quinas não estão mais protegidas, muito menos está a minha cabeça, que trafega na velocidade do pensamento pelos mais sinuosos caminhos. Mas o conforto das linhas imaginárias, associado à inércia causada pelo medo do desconhecido, me faz parar de procurar. Medo de bater, ocorre. Bater, ás vezes, batemos, inclusive. No entanto, os anos passam e nem tantas coisas mudam.

Por vezes é preciso trafegar no território desconhecido pra aprender que ele é tão previsível quanto o quintal de casa. A única certeza que se tem que ter é a de que a próxima esquina pode guardar, sim, aquilo que motivava a transposição das linhas imaginárias. E isso jamais está em nosso quintal. Na época eu não sabia, mas desconfiava: um dia eu seria maior do que as paredes do quintal de casa.

https://www.instagram.com/roberto.santos1

Obs: Imagem do autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I