Betto Santos 15 de abril de 2021

[email protected]

Lembro que na infância enrolavam panos nas quinas da mesa da sala de jantar para que eu não batesse com a cabeça nelas. Lembro de visitar lugares que hoje me parecem normais e sentir-me ameaçado pela vastidão deles. Traçava linhas imaginárias que, uma vez transpostas, me colocariam ante o misterioso e convidativo território desconhecido. Dava medo, ao mesmo tempo em que era impossível resistir aos encantos dessa jornada exploratória. Nem sabia o que queria – às vezes, até mesmo inventava motivos para avançar – mas sempre estava na caça ao tesouro.

Os lugares que visitei durante a infância hoje chegam a parecer claustrofóbicos, em novas visitas. As quinas não estão mais protegidas, muito menos está a minha cabeça, que trafega na velocidade do pensamento pelos mais sinuosos caminhos. Mas o conforto das linhas imaginárias, associado à inércia causada pelo medo do desconhecido, me faz parar de procurar. Medo de bater, ocorre. Bater, ás vezes, batemos, inclusive. No entanto, os anos passam e nem tantas coisas mudam.

Por vezes é preciso trafegar no território desconhecido pra aprender que ele é tão previsível quanto o quintal de casa. A única certeza que se tem que ter é a de que a próxima esquina pode guardar, sim, aquilo que motivava a transposição das linhas imaginárias. E isso jamais está em nosso quintal. Na época eu não sabia, mas desconfiava: um dia eu seria maior do que as paredes do quintal de casa.

https://www.instagram.com/roberto.santos1

Obs: Imagem do autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]